Madeira

Avisos 'laranja' motivam recomendações da Protecção Civil

Precipitação forte, em especial nas Regiões Montanhosas e Costa Norte, até quarta-feira

None

O Serviço Regional de Protecção Civil acaba de emitir uma série de recomendações à população, na sequência do mau tempo que deverá afectar a Região nos próximos dias.

Assim, e de acordo com os contactos entre o IPMA e o Comando Regional de Operações de Socorro, prevê-se que estado do tempo no Arquipélago da Madeira seja influenciado pela aproximação e passagem de depressões frontais, até à próxima quarta-feira, dia 15 de Dezembro, em especial Regiões Montanhosas e Costa Norte, onde irão vigorar avisos laranja para a precipitação. Nas restantes vertentes da ilha estão vigor avisos amarelos.

Prevê-se em geral céu muito nublado e a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

O vento será em geral fraco a moderado (10 a 35 km/h) e moderado a forte (35 a 55 km/h), com rajadas da ordem dos 70 a 90 km/h, de S ou SW.

Em relação estado do mar (neste caso até dia 17, sexta-feira), na costa Norte da ilha da Madeira e no Porto Santo, são esperadas ondas de Noroeste, com altura significativa a variar entre 1,0 m e 3,0 m e, na costa Sul da Madeira, ondas de sul ou sudoeste entre 1,0 m e 2,0 m.

Assim, as autoridades regionais recomendam o seguinte:

  • Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.
  • Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica.
  • Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas. Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
  • Especial atenção à circulação ou a obstrução de vias, provocados por desprendimento de objectos provocados por ventos fortes, contínuos ou em rajada;
  • Adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;
  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas actividades durante o período em que vigora o aviso;
  • Danos em infra-estruturas montadas ou suspensas;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.