Madeira

Machico recebe amanhã rastreio à Retinopatia Diabética

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Os utentes de Água de Pena têm amanhã, 14 de Dezembro, a oportunidade para realizar um rastreio à Retinopatia Diabética, cujo programa levado a cabo pelo SESARAM irá ter início no concelho de Machico.

O Serviço Regional de Saúde prevê "uma adesão superior a 70% das pessoas com Diabetes convocadas para este rastreio, que se deslocará a todos os concelhos  da Região, incluindo o Porto Santo".

Recordando que "a Diabetes é a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos" e que "o diagnóstico e tratamento atempado da Retinopatia Diabética podem evitar esta patologia", são mais do que incentivos para adesão a este rastreio que está inserido no Programa Regional de Controlo da Diabetes na RAM.

"Este exame tem a vantagem de poder ser efectuado próximo do local onde vivem e trabalham os diabéticos, revelando também uma fácil adesão da parte das pessoas, através da unidade móvel com retinógrafo", explica.

Assim, "a sequência de freguesias e previsão aproximada para a realização do rastreio no concelho de Machico, para os utentes de Água de Pena é a seguinte:

Machico - 14/12/2021 a 15/12/2021 – 09h00-12h30/13h30-15h00; 16/12/2021 – 09h00-12h00.

"O rastreio sistemático da Retinopatia Diabética iniciou-se na RAM em 2007 e tem sido  fundamental na detecção precoce  e no tratamento atempado. Tem permitido igualmente uma melhor gestão da consulta de Retina Médica (Diabetes Ocular). Permitiu ampliar  também a informação aos pacientes diabéticos de que os olhos são um órgão alvo da sua doença e que é possível ver bem, associado à patologia ocular", acrescenta a nota do SESARAM.