Madeira

Liceu inaugura exposição sobre os 500 anos da circum-navegação

Exposição resulta de uma proposta do projecto ‘Jaime Moniz - Escola Unesco’ ao Núcleo Museológico ‘O Lyceu’ que a concretizou, em parceria com o Museu Etnográfico da Madeira

None

Será inaugurada amanhã, sexta-feira, pelas 16h30, a exposição ‘Fernão de Magalhães: 500 anos da viagem de circum-navegação (1519-1522) - Das especiarias …ao bolo de mel’, no Largo do Museu desta Escola, numa cerimónia presidida pelo secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

Trata-se de uma mostra temporária dividida em duas secções. A primeira tem como objectivo fomentar os valores inscritos na Década Internacional da UNESCO para a Aproximação de Culturas 2013-22, ao promover a divulgação e a valorização do V Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, junto da comunidade educativa e da população, em geral. A segunda visa divulgar a importância do bolo de mel na gastronomia madeirense, explorando a ligação histórica entre as temáticas da exposição: as especiarias.

No caso da viagem de Magalhães, as especiarias foram a motivação para encontrar uma nova rota até às Ilhas Molucas, produtoras desses temperos. Relativamente ao bolo de mel, as especiarias constituem um ingrediente indispensável na sua confecção, nomeadamente o cravinho e a noz-moscada, entre outras.

A exposição dá, igualmente, a conhecer, não só algumas peças do espólio do Núcleo museológico ‘O Lyceu’ ligadas à astronomia, à geografia e à cartografia histórica que nos remetem para a viagem, mas também algumas peças pertencentes ao Museu Etnográfico da Madeira, ligadas à confecção do bolo de mel. Em termos gerais, o percurso na mostra pretende divulgar, partilhar e aproximar o legado histórico da viagem com o património da escola Jaime Moniz e a tradição gastronómica madeirense.

Esta exposição temporária poderá, em breve, ser visitada virtualmente. No Largo do Museu, da Escola Secundária Jaime Moniz, estará patente entre os dias 17 de Dezembro de 2021 e 31 de Janeiro de 2022.