Madeira

Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica reúnem-se amanhã em plenário

Em causa está o rompimento do diálogo social por parte da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil

None

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) a trabalhar no SESARAM, EPERAM vão reunir amanhã, 14 de Dezembro, em plenário para decidirem formas de luta. Em causa está a recusa da Secretaria Regional em reunir-se com os representantes dos TSDT, que se dizem "indignados com o rompimento do diálogo social" por parte da tutela.

O plenário terá lugar no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, entre as 13 e as 16 horas, onde os TSDT vão decidir "se encetam um processo de luta pela defesa dos direitos destes profissionais de saúde".

"Para o STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica todas as formas de luta estão em cima da mesa, embora continue a apelar para que o bom senso impere junto dos responsáveis políticos da Região", refere uma nota desta estrutura sindical.

Segundo Roberto Silva, responsável pelo sindicato na RAM, “é completamente incompreensível o rompimento do processo de negociação política que estava a ser realizado entre a Secretaria Regional da Saúde e os representantes dos TSDT”.

Em cima da mesa estão questões como a revisão da carreira destes Técnicos Superiores, a atribuição de pontos ou a atribuição de subsídio de risco.

Para Roberto Silva “são diversas as matérias a serem negociadas, sendo que algumas resultam de compromissos políticos assumidos pelo Governo Regional e que compete à Secretaria Regional da Saúde a negociação, outras resultam da resposta ao processo pandémico e outras ainda de diversas situações que têm sido atempadamente reportadas ao secretário regional”.

Para o STSS a ausência de resposta por parte do Governo Regional é "uma surpresa".

“Na verdade, com maior ou menor dificuldade tem havido sempre diálogo com esta secretaria regional", salvaguarda a mesma nota, apontando porém que, "ultimamente", a "secretaria regional não quer prosseguir neste caminho",

"Estamos sempre disponíveis para reunir com o SESARAM, EPERAM em matérias que o SESARAM tem responsabilidade, mas existem um conjunto de compromissos políticos do Governo Regional que tem de ser negociados pelo próprio Governo Regional”, sublinha Roberto Silva.

Quanto à possibilidade de haver recurso à greve por parte destes profissionais de saúde, Roberto Silva refere que “todas as formas de luta estão em cima da mesa". "Ouviremos os colegas e teremos uma postura responsável neste processo. Esperamos da parte dos decisores políticos uma postura semelhante. Se assim for estarão criadas as condições para voltarmos ao caminho normal que deve existir entre parceiros sociais e manter a paz social que tem sido garantida ao longo dos últimos anos”, acrescenta.

De acordo com o dirigente nacional do STSS na RAM, atualmente, existem cerca de 400 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dependentes da Secretaria Regional da Saúde, em áreas como a Saúde Ambiental, as Análises Clínicas, a Radiologia, a Fisioterapia entre outras 15 profissões nas áreas do Diagnóstico e Terapêutica.