5 Sentidos

'Hugo', um livro sobre experiências juvenis, más companhias e intervenção social

Foto DR
Foto DR

António Jesus, professor e presidente do Conselho de Administração da A.P.E.L., lança amanhã o seu novo livro/romance, intitulado 'Hugo'.

O lançamento que decorre no Auditório Padre Mário Casagrande, na Escola da APEL pelas 18 horas, contará com apresentação a cargo da Professora Graça Garcês, docente da instituição de ensino, do Grupo Disciplinar de Português e de Ensino Internacional IB Diploma Programme.

O estacionamento será gratuito nos espaços da Escola.

Sobre o livro ‘Hugo’, conta a sinopse que "Álvaro vive para a família, a casa e o trabalho de encarregado operacional, numa escola pública". E continua: "Sua existência decorre, normalmente, até o dia em que, na escola, entra em contacto com Hugo. A partir desse momento, sua vida ganha outro interesse e outra dimensão."

Mais, salienta que "a relação entre os dois leva-o a conhecer de perto, situações que apenas sabia ocorrer por ouvir falar, além de outras que nem sonhava existir: Famílias disfuncionais, delinquência juvenil, grupos organizados de marginais, …". Assim, "colocado perante esta realidade, surge o dilema: agir ou nada fazer?", num dilema resolvido, continua pela história dentro. "Ele não sabe que resultados podem advir da sua intervenção, mas algo lhe diz, que se nada fizer, então não existirão mesmo resultados".

Refere o resumo que "ao longo dos 17 capítulos, surge a análise crítica da sociedade actual, do sistema educativo, dos problemas que se escondem entre quatro paredes, dos fantasmas e medos que cada um carrega, quer sejam alunos, pais, professores ou apenas simples mortais…", conclui.