Coronavírus Madeira

Gouveia e Melo vem à Madeira falar da experiência no combate à covid-19

None
Foto Aspress

O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo é o convidado da Assembleia Legislativa da Madeira para explicar o processo nacional de vacinação contra a covid-19 e o modelo português de resposta à pandemia. O ex-coordenador da extinta ‘task-force’ foi o responsável de um plano que culminou com quase 85% da população portuguesa vacinada.

A conferência acontece no Salão Nobre do Parlamento madeirense na próxima sexta-feira, dia 10 de Dezembro, pelas 15 horas, e é subordinada ao tema 'A experiência portuguesa no combate à covid-19'.

Um dia antes, Gouveia e Melo está na Região a convite da organização das '500 Maiores', da qual o DIÁRIO faz parte, para falar aos empresários sobre o mesmo tema, num jantar com lotação esgotada.

"O Vice-Almirante vai explicar a organização, a liderança e a comunicação que estiveram por detrás daquele que já foi apontado por muitos países como 'um plano bem-sucedido', que colocou Portugal entre os Estados com as mais altas taxas vacinação da população", destaca uma nota do parlamento madeirense.

A conferência é de entrada livre, mas os participantes devem ser portadores de teste antigénio e do certificado de vacinação contra a covid-19, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde.

Sobre Gouveia e Melo

O militar, que ‘envergou’ a farda para simbolizar a “guerra à Covid’, nasceu em Moçambique em 1960 e aos 19 anos ingressou na Escola Naval.

Integrou a Esquadrilha de Submarinos de 1985 a 1992, tendo navegado nos Submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, exercendo diversas funções operacionais como oficial de guarnição. Foi comandante dos Submarinos Delfim e Barracuda e da fragata NRP Vasco da Gama. Entre 1998 e 2002 liderou do Serviço de Treino e Avaliação da Esquadrilha de Submarinos e o Estado-Maior da Autoridade Nacional para o Controlo de Operações de Submarinos (SUBOPAUTH), tendo assumido o comando daquela esquadrilha.

De Janeiro de 2017 a Janeiro de 2020 exerceu as funções de Comandante Naval, acumulando com as funções de Comandante da EUROMARFOR. Logo após é nomeado Adjunto para o Planeamento e Coordenação do Estado-Maior General das Forças Armadas, cargo que junta ao de Coordenador da ‘task-force’ para combate à Covid-19, missão, última, concluída em setembro deste ano.