Madeira

EB1/PE da Lombada recebe sensibilização sobre "Riscos Naturais"

None

A EB1 / PE da Lombada - Ponta do Sol recebeu hoje as técnicas Patrícia Serrão e Jéssica Gonçalves, geógrafas do Centro de Formação e Desenvolvimento Geográfico, da Associação Insular de Geografia-AIG, com o objectivo de promover a sensibilização para os "riscos naturais" aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Uma iniciativa que se enquadra numa das missões da escola, de acordo com o quadro estratégico europeu de cooperação, no âmbito dos projectos "Promover a Cidadania Ativa" e 2Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos".

O objectivo da sensibilização foi manter a comunidade escolar sensível às atitudes e comportamentos adoptados, a fim de minimizar sua exposição e vulnerabilidade a desastres naturais.

Na nota informativa, aquele estabelecimento de ensino vinca que "a escola não é apenas um espaço dinâmico de difusão de conhecimentos, mas também um factor de integração social, e um veículo de formação de futuros cidadãos, participantes e responsáveis".

"Na preparação dos alunos para uma vida activa e na concretização da sua cidadania, um amplo leque de competências em diferentes áreas têm surgido no currículo escolar e a sua importância, crescendo: saúde, ambiente e sustentabilidade, direitos, consumo e segurança", acrescenta a mesma nota, complementando: "Nesse contexto, a educação para a segurança na prevenção de riscos faz parte da construção de uma cultura de segurança, habilidades na área de prevenção e autoproteção e habilidades que ajudem a desenvolver atitudes e comportamentos. responsáveis ​​e adequados diante de acidentes graves ou catástrofes humanas".

Estiveram presentes na conferência o delegado de segurança, professor de expressão físico motora, Nuno Pinto, e a professora de TIC, Carla Santos, já que ambos trabalham com os alunos sobre este tema, nas suas distintas áreas.