5 Sentidos

Loja do Artesanato da Madeira tem patente exposição de 'barretes de vilão'

None

A Loja do Artesanato da Madeira tem patente, até dia 10 de Dezembro, uma exposição de barretes de vilão. Esta é uma iniciativa do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira que vem "evidenciar uma abordagem contemporânea a esta peça tradicional".

Neste certame, os barretes de vilão surgem adaptados a todos os géneros e idades e com diferentes funcionalidades e materiais. "Mantendo a forma, o próprio padrão e todas as partes do barrete tradicional - alto, com uma borla e orelhas - os mesmos aparecem adaptados ao quotidiano e com materiais mais adequados a peles sensíveis como a dos bebés", indica nota à comunicação social.

Os trabalhos expostos foram realizados por um grupo de formandas, do “workshop barretes de vilão”, ministrado por Luz Ornelas, responsável pela Oficina de Artesanato do IVBAM.

No âmbito deste gosto pela tradição, foi criado um grupo denominado ‘Enfia o Barrete’, que já tem uma conta no Instagram.

A visita à exposição é gratuita, estando o seu acesso restringido ao horário da Loja do Artesanato da Madeira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Rua dos Ferreiros, nº152.