O tão indesejado ‘play-off’

No sorteio realizado no passado dia 26 de Novembro, em Zurique na Suíça, para determinar os últimos confrontos europeus na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar, Portugal, calhou no Caminho C, defrontando a Turquia, e se na eventualidade de ganhar, terá ainda pela frente que defrontar a Itália ou a Macedónia do Norte. Uma caminhada nada fácil, até chegar ao tão desejado sonho de poder marcar presença no Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar. Quando na realidade tivemos nas mãos a possibilidade de podermos ser felizes, mas, no último jogo, referente ao grupo A, em que recebemos a Sérvia, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, tudo parecia encaminhar, pelo melhor, para a presença no Campeonato do Mundo, pois o tal empate “traiçoeiro”, que seria o suficiente para Portugal ultrapassar a Sérvia, esfumou-se, numa noite em que todos estiveram mal, selecionador e jogadores.

Resta-nos a “vã” esperança de ter de disputar um “play-off”, para Portugal poder qualificar-se o que não será uma tarefa fácil, para as Quinas, puderam ultrapassar.

Temos no nosso currículo às 12 presenças consecutivas nos Campeonatos da Europa e do Mundo, desde de 1996, mas quase em todas as qualificações, ora andávamos com a máquina de calcular às costas e apuramos ora disputando “play-off”. É assim o destino, daqueles que não dão o máximo quando é necessário e depois ficam à espera “quiçá” por milagres.

Mário Silva Jesus