5 Sentidos

Hotel Paraíso parte em circulação nacional

Fotos DR
Fotos DR

O espetáculo "Hotel Paraíso" do colectivo SillySeason, em coprodução com o Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Feiticeiro do Norte e Teatro das Figuras, teve a sua estreia nacional no Funchal com a realização de 5 récitas, de 24 a 28 de novembro.

O espetáculo, circula agora por Lisboa, pelo Espaço Escola das Mulheres, entre 16 a 19 de dezembro, e pelo Teatro Figuras, em Faro, no inicio de 2022.

Esta circulação nacional constitui-se um aspeto importante e visível do investimento realizado, porque irá permitir que a atriz madeirense, Paula Erra, que integra o elenco do espetáculo, possa também apresentar-se nesses espaços, quebrando a barreira do oceano e da ultraperiferia, que muitas vezes, os artistas regionais estão associados. Além disso, a circulação de espetáculos é um dos aspetos valorizadas na Rede Nacional de Teatros e Cine Teatro, gerido pela DGArtes, do qual o Baltazar Dias também faz parte.

O espetáculo refletiu sobre as questões do capitalismo, alterações climáticas e das vicissitudes do relacionamento humano, de uma forma divergente e díspar.

Segundo o coletivo SillySeason, na voz de Ivo Saraiva e Silva "O Hotel Paraíso, é um lugar, ou talvez seja melhor dizer um não lugar, especial, de uma outra forma. Esta linha entre o público e o privado, o que afinal podemos guardar de nós e também neste lugar, de vários lugares, onde está um grupo de pessoas, talvez refugiadas de qualquer coisa que aconteceu lá fora. Mas há mais, o Hotel Paraíso é muita coisa e a SillySeason também lhe dá uma certa cor e forma e palavras. Afinal o Hotel Paraíso pode ser esta nossa sociedade, onde precisamos de nos aturar, uns aos outros e estas personagens passam a vida a mentir, talvez seja melhor a omitir, e a criar ficções, no fundo somos nós, neste Hotel Paraíso.