Orçamento Regional Madeira

CDS congratula-se com 9 milhões para os Cuidados Continuados

None

O balanço da reunião do Grupo Parlamentar do CDS com o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, com o objectivo de conhecer as propostas e as prioridades da tutela no próximo Orçamento Regional é "positivo".

Com efeito, Lopes da Fonseca, citado em nota de imprensa, diz-se "agradado com os 9 milhões de euros destinados para a Rede de Cuidados Continuados", medida que lembra o CDS "sempre defendeu".

"Houve, de facto, esse cuidado por parte do Governo Regional numa área que é de extrema importância, tendo em conta que vivemos numa região cada vez mais envelhecida e que requer cada vez mais cuidados", sustentou. 

Já no âmbito das cirurgias, o líder parlamentar do CDS adianta que foi-lhes transmitido pelo secretário que "irá haver um reforço substancial na ordem de 1 milhão euros em relação ao último orçamento".

"Assim, o que está calculado é que estes 6 milhões de euros possam resolver os problemas de 2000 pessoas que estão em lista de espera e aguardam pela sua cirurgia. Neste sentido, estas duas medidas serão muito positivas para os utentes do Serviço Regional de Saúde", sublinha o parlamentar.

No que diz respeito à covid-19, também considera "boas notícias" o facto de a partir do mês de Dezembro haver um Centro de Vacinação para as crianças e 7.500 vacinas disponíveis para serem administradas em crianças dos 5 aos 11 anos. 

"É importante referir que, Portugal resolveu antecipar-se aos restantes países da Europa, sendo o primeiro país a avançar com esta medida e a Região Autónoma da Madeira também acompanha essa decisão, avançando com esta vacinação às crianças antes das restantes regiões do país", destaca Lopes da Fonseca, acrescentando que "as famílias na Madeira têm de se consciencializar que quanto mais membros da família estiverem vacinados, o perigo será menor para todos, salvaguardando assim os nossos convívios de Natal e final do ano".

Acerca das medidas que serão implementadas a partir de amanhã, dia 27, o líder parlamentar acredita que "vão ser bem recebidas pela população" e que essas mesmas medidas são "as corretas".

"Estamos a ver diariamente milhares de testes antigénio a serem realizados nos 57 postos aderentes e temos capacidade para realizar 25 mil testes por dia", vincou.

"Infelizmente esta doença veio para ficar, este vírus veio para ficar e nós temos que aprender a viver com ele da melhor forma possível, prevenindo e aplicando as medidas que o Governo Regional tomou", concluiu.