Madeira

EB1/PE da Lombada promove actividades sobre a separação de lixos

A escola foi a primeira contemplada a nível nacional neste tipo de sensibilização

None

A EB1/PE da Lombada recebeu, esta terça-feira, Liliana Nicolla, Coordenadora de Departamento de Marketing Escolar da Porto Editora para uma sessão sobre a Separação de Lixos. A escola foi a primeira contemplada a nível nacional neste tipo de sensibilização.

Um dos temas transversais mais ensinados na sala de aula é a questão do lixo e a sua destinação correta. Isso ocorre porque o lixo é um dos principais problemas da sociedade moderna, uma vez que as atividades humanas geram uma grande quantidade de resíduos, que, se não receberem a destinação correta, podem acumular-se no meio ambiente e causar diversos impactos para o espaço natural e para os seres vivos que têm contato com esses materiais.

Assim, é fundamental que o professor encontre uma maneira de ensinar essa temática de forma a torná-la significativa para o aluno, sensibilizando-o sobre a importância de dar uma destinação correta para o lixo produzido por ele.

Para motivar a atividade, a coordenadora da Porto Editora utilizou um vídeo sobre o consumismo exagerado e suas consequências para o meio ambiente, seguido de diferentes atividades interativas. O público-alvo foram as turmas do 3.º e 4-º anos.

Questionada a escola sobre estas sensibilizações, a mesma comentou que “o problema do lixo é muito grave e requer ações complexas, que inevitavelmente envolvem escolas”.