Orçamento do Estado Madeira

"O primeiro-ministro não soube nem quis gerir uma solução para este Orçamento"

None

José Prada garante que "não seria o PSD-Madeira a colocar em causa a credibilidade de um Governo da República que há muito deixou de ser credível". Esta é a resposta do secretário-geral do partido social-democrata em reação às declarações de Luís Marques Mendes.

No seu habitual espaço de comentário de domingo à noite, na SIC, Luís Marques Mendes avançou que terá sido o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a travar qualquer negociação do Orçamento de Estado para 2022 com os três deputados do PSD-Madeira na Assembleia da República, até por uma questão de credibilidade.

José Prada é taxativo ao sublinhar que "o que esteve aqui em causa, desde a primeira hora, nesta proposta de Orçamento, foi a incapacidade do Governo do qual faz parte este ministro ouvir, respeitar e atender às reais necessidades do país, para além dos compromissos que, mais uma vez, deixou de lado".

Marques Mendes revela nome do ministro que "matou" negociações com PSD-Madeira

O antigo líder nacional do PSD, Luís Marques Mendes, revelou, esta noite, no seu espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, que a hipótese de viabilização da proposta de Orçamento de Estado para 2022 com os votos dos três deputados do PSD-Madeira chegou a ser colocada em cima da mesa na reunião do conselho de ministros extraordinário da passada segunda-feira, tendo a ideia sido posta de parte após uma intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que considerou que tal possibilidade traria um problema de credibilidade ao executivo.

Independentemente das leituras que agora se façam ou da coerência que António Costa supostamente tinha de manter – como se alguma vez houvesse coerência na sua forma de estar e de ser em política, concretamente no que respeita aos madeirenses – aquilo que é certo é que o primeiro-ministro não soube nem quis gerir uma solução para este Orçamento do Estado nem tampouco o PS foi capaz de impedir o desentendimento dos partidos da geringonça que levou a esta crise política. José Prada, secretário-geral do PSD-Madeira