Desporto

Investimento no Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático teve efeito “mais do que multiplicador”

None

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, disse que o investimento do Governo Regional na realização do Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático, cujas provas oficiais terminaram esta sexta-feira, no Porto Santo, teve um efeito “mais do que multiplicador” na economia local. E, por isso, considerou “um sucesso” a escolha da Região para um evento com “forte projecção mundial”.

O executivo madeirense investiu 60 mil euros na prova.

Vídeos e centenas de fotografias do Porto Santo e da sua biodiversidade marinha vão projectar a ilha em vários países de “uma forma muito positiva, mostrando ao mundo que sabemos utilizar, com responsabilidade, os nossos recursos naturais, criar condições para o mergulho e as atividades náuticas, com o envolvimento das populações locais, e através dessas atividades alertarmos para a necessidade de preservarmos o meio marinho e a biodiversidade”, referiu Teófilo Cunha.

O governante participou no encerramento das provas que marcam o encerramento oficial da competição, e fê-lo de forma muito simbólica, com um mergulho de 40 minutos ao recife artificial criado com o afundamento da corveta Pereira d’Eça, na companhia dos jornalistas nacionais e internacionais e elementos da organização.

A competição trouxe ao Porto Santo mergulhadores de 22 países, mais de 100 pessoas e um total de 700 mergulhos nas límpidas águas marinhas da Ilha Dourada.

O 18.º Campeonato do Mundo de Fotografia e 4.º Mundial de Vídeo Subaquático foi realizado em parceria com a Associação de Natação da Madeira, presidia por Avelino Silva, que teve a seu cargo toda a organização e coordenação do certame. 

A cerimónia oficial de encerramento do Campeonato do Mundo está marcada para este sábado, no Centro Cívico do Porto Santo, com o anúncio dos novos campeões mundiais, em fotografia e vídeo, e a entrega de troféus.