Madeira

Câmara de Lobos apoia 'Projecto África'

Projecto é desenvolvido em várias escolas do 2.º e 3.º ciclos, assim como secundárias da Região

Autarquia disponibiliza um espaço para instalação do centro logístico da campanha levada a cabo pela EB2/3 do Estreito de Câmara de Lobos
Autarquia disponibiliza um espaço para instalação do centro logístico da campanha levada a cabo pela EB2/3 do Estreito de Câmara de Lobos

 O município de Câmara de Lobos apoia o projecto solidário de recolha de material escolar destinado à África dinamizado pela Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, através da cedência de um espaço camarário para centro logístico da campanha.

O 'Projecto África' tem sido desenvolvido por quatro docentes da EB2/3 do Estreito de Câmara de Lobos como o objectivo de promover uma cidadania activa e participativa, materializando a solidariedade social.

A iniciativa de recolha de manuais escolares e material escolar para apoiar um país africano decorre em quase todas as escolas do 2.º e 3.º ciclos, assim como secundárias da Região. 

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, colabora com o projecto através da cedência do espaço no Centro Cívico do Estreito, para armazenamento e triagem dos materiais didácticos recolhidos.

“Infelizmente, nem todos nascem com boas oportunidades de vida e, às vezes, apenas o país em que nascemos e crescemos ditará uma vida de dificuldades e pobreza, como é o caso de alguns países de África", descrevem os dinamizadores do projecto.

Até ao momento, vinte e quatro escolas da Região aderiram ao projecto (Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos da Torre, Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Santo António, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Bartolomeu Perestrelo, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos dos Louros, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Colégio Salesiano do Funchal, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniçal, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos D. Lucinda de Andrade, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, Escola Básica e Secundária do Porto Moniz, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária da Calheta, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniço, Escola Básica e Secundária Francisco Freitas Branco).

Os docentes envolvidos neste projecto têm como objectivo primordial o voluntariado, assim como adquirir novas competências pessoais e profissionais. "Todos os docentes têm mostrado dinamismo, generosidade e boa capacidade de trabalho em equipa". 

A próxima fase do projecto consiste na recolha de material escolar, nomeadamente lápis, canetas, cadernos, borrachas e estojos.