Madeira

Projecto 'Heróis da Fruta' chega a 14 escolas da Região

Projecto que visa prevenir a obesidade infantil conta com mais de 1.300 escolas inscritas em todo o país

None
shutterstock

Na Madeira, 14 escolas já aderiram, este ano lectivo, ao projecto 'Heróis da Fruta', promovido desde 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Depois do sucesso das edições anteriores, em que mais de 50% das 502.122 crianças participantes alcançaram a ingestão das porções diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas dez semanas, o projecto regressa este ano às escolas para continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através de uma alimentação mais saudável.

Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projecto 'Heróis da Fruta' afirma que “a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados. Em 2019, a OMS apontou Portugal como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% a percentagem de crianças com excesso de peso nos últimos dez anos. No entanto, no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projecto Heróis da Fruta”.

Para implementar o método 'Heróis da Fruta', são necessários apenas cinco minutos diários durante pelo menos 25 dias úteis (cinco semanas lectivas consecutivas). Após a inscrição, os responsáveis receberão por email o 'Guia Heróis da Fruta' com orientações passo-a-passo para implementar o projecto no ano lectivo 2021/2022. As inscrições são gratuitas e estão abertas em www.heroisdafruta.com até 16 de Outubro.

Podem participar todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados com turmas de pré-escolar, 1º ciclo, ATL, CATL e NEE e neste ano lectivo o programa contará com a adesão de mais de 1.300 escolas em todo o território nacional continental.

Além dos professores e educadores de infância, as inscrições podem também ser realizadas por docentes responsáveis, bibliotecas escolares ou projectos de educação para a saúde, coordenadores pedagógicos, directores de agrupamento ou técnicos municipais, como por exemplo nutricionistas, entre outros.

Escolas da Madeira inscritas:

- EB1/PE da Calheta;

- EB1/PE/C do Lombo do Guiné;

- Externato São Francisco de Sales – Prazeres;

- Centro Social e Paroquial de Santa Cecília;

- EB1/PE Lourencinha;

- EB1/PE Rancho e Caldeira;

- Escola Básica Dos 2°e 3° Ciclos De Santo António;

- EB1/PE de Câmara de Lobos;

- EB1/PE Areeiro e Lombada;

- EB1/PE de São Martinho;

- Infantário Cidade dos Brinquedos;

- Jardim Escola João de Deus – Funchal;

- Infantário Rainha Santa Isabel;

- EB1/PE/C de São Jorge.