Turismo Madeira

Cláudia Monteiro de Aguiar pede prolongamento de apoios ao Turismo

None

Em debate plenário no Parlamento Europeu, sobre o Turismo, a eurodeputada madeirense, Cláudia Monteiro de Aguiar, pediu ao Comissário que dê "um sinal claro de apoio" a um dos sectores mais afectados pela crise pandémica.

O apoio ao sector não deve esgotar-se em dois ou três instrumentos da União. É urgente apoiar os Estados Membros, considerando os que maior impacto sofreram. É necessário prolongar as moratórias, criar apoios directos. 

Em relação a Portugal, a presidente da Task Force de Turismo na Comissão dos Transportes e Turismo, aponta que "a indústria clama apoios que ainda não chegaram". "É preciso um prolongamento do SURE, incentivar a descida da taxa intermédia do IVA”, sublinha.

A deputada do PSD fez também questão de referir o "esforço colossal" das empresas nacionais para sobreviverem à crise e deu o exemplo da Região Autónoma da Madeira pela retoma do Turismo neste Verão, "que agora se encerra apontado como uma das regiões com taxas de ocupação a nível pré-pandemia. Muito graças à promoção do turismo interno, mas fruto também de medidas e instrumentos que permitiram coordenação, segurança e simplificação de documentos em espaço europeu.”

"É importante que a União aprenda com as falhas desta crise para agir de forma mais célere e eficiente”, reforça.

Cláudia Monteiro de Aguiar, em nome da Task Force do Turismo, apontou ser de “elementar justiça enaltecer o facto da Comissão ter executado duas das propostas do Parlamento, cuja aplicabilidade se traduziu na redução da descoordenação e insegurança que se vivia, em plena crise pandémica: refiro o certificado digital da União e o selo de segurança covid-19”, aproveitando para sublinhar que esta pandemia teve um “efeito acelerador na transição digital e ambiental, que são prioridades da União".

Conhecemos e saudamos o empenho de regiões, destinos, empresas, agentes do turismo, que em momento de sufoco, investiram nesta dupla transição.

Por último, e tendo em conta a situação actual quer de operadores turísticos, das agências de viagens e de todos quanto viajam, a deputada social-democrata lembrou que “o turismo faz-se de e para pessoas.” Sendo “urgente que se cumpram com as obrigações do direito dos passageiros. Não podemos exigir mais a uns que a outros”.

Em Julho passado, Cláudia Monteiro de Aguiar, presidente da Task Force de Turismo na Comissão dos Transportes e Turismo, juntamente com os colegas socialista húngaro, István Ujhelyi e espanhol dos liberais, José Ramón Bauzà, convocam a Comissão Europeia na pessoa do Comissário Breton, responsável pela pasta do Turismo, para este debate em plenário no Parlamento Europeu.