Madeira

Diocese envia para Roma processo de beatificação de Madre Virgínia

None

Conforme havia anunciado a diocese, no final do mês passado, o bispo do Funchal encerrou hoje, dia 2 de Outubro, a fase diocesana do processo de beatificação e canonização da Madre Virgínia Brites da Paixão, tendo sido enviado para estudo à Congregação das Causas dos Santos, em Roma anunciou a diocese.

Esta acção teve lugar na igreja Paroquial de Santo António, no Funchal, após a celebração de uma missa por D. Nuno Brás.

Recorde-se que o Processo da Madre Virgínia teve a sua abertura na Diocese do Funchal no dia 29 Dezembro de 2006, com sessão no Mosteiro da Caldeira, em Câmara de Lobos.

Foram escutadas 15 testemunhas, tendo a Comissão Histórica entregue toda a documentação a 22 de Setembro último.

O processo consta de 5.470 páginas de autos processuais e documentos sobre a vida e virtudes da Madre Virgínia Brites da Paixão. Três sacerdotes realizaram um estudo apurado sobre os seus escritos e sobre as relevações particulares recebidas.

A Madre Virgínia nasceu em 1860, tendo passado parte da sua vida no Mosteiro das Mercês, no Funchal, onde foi eleita abadessa pela comunidade. Faleceu a 17 de Janeiro de 1929, tendo sido sepultada no cemitério de Santo António.