Madeira

Rum da Madeira promovido na Alemanha

None

O Rum Agrícola da Madeira esteve esta semana em particular evidência na Alemanha, durante a 14.ª edição da feira 'Bar Convent Berlin', através da realização de uma 'masterclass' organizada pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM).

O 'Bar Convent Berlim' decorreu entre os dias 11 e 13 de Outubro e contou com cerca de 9.000 visitantes, sendo uma das principais feiras internacionais no que concerne a indústria de bar e bebidas, pois reúne, lado a lado, marcas de renome, proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes e profissionais que procuram novas oportunidades de negócio.

Na 'masterclass' de Rum da Madeira foram abordadas diversas temáticas sobre o Rum Agrícola da Madeira, entre as quais a geografia, as condições climatéricas da Região, as variedades de cana-de-açúcar cultivadas na Madeira, o método de produção e envelhecimento e o 'know-how' acumulado ao longo de séculos dos seguintes produtores: Sociedade dos Engenhos da Calheta; Florentino Izildo Ferreira – O Reizinho; J. Faria & Filhos - Engenhos do Norte; e William Hinton - Engenho Novo da Madeira.

O orador, Ian Burrell, conhecido por ser o embaixador global do rum, actualmente uma das referências a nível mundial no sector, partilhou as suas experiências e conhecimento sobre o Rum da Madeira com todos os presentes no evento.

De salientar ainda que Ian Burrel, em 2018, esteve presente no II Festival do Rum da Madeira, tendo visitado todos os produtores da Região. 

A realização desta acção foi co-financiada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.