5 Sentidos

Museu Etnográfico da Madeira associa-se à Festa do Vinho

None

O Museu Etnográfico da Madeira associa-se à comemoração da Festa do Vinho, com a publicação de temas relacionados com a actividade vitivinícola.

Esta segunda-feira, o museu partilha um ofício tradicional: o tanoeiro, publicação que faz parte da rubrica mensal, de divulgação 'on-line', intitulada 'Profissões Tradicionais'.

Profissões tradicionais: 'O Tanoeiro'

Antigamente, existiam muitos tanoeiros na cidade do Funchal, a trabalhar por conta própria, nas suas “tendas” (oficinas) ou a prestar serviço nas casas vinícolas. A presença destes profissionais na nossa cidade está, aliás, representada na toponímia da cidade, existindo uma rua com a designação destes artífices: Rua dos Tanoeiros. Hoje já são poucos os que exercem este ofício.

Além do tradicional “vasilhame”, ou seja, os "barris" , "cartolas", "pipas" , "tonéis" e "cubas" , estes artífices também confeccionavam outro tipo de peças, nomeadamente medidas, funis, jarros, baldes, celhas, o "óculos" ou "mira-fundos" para pesca, dornas, bancos, mesas e muitos outros artefactos tendo, a maior parte, desaparecido do nosso quotidiano.

As "vasilhas" possuem diferentes dimensões, formas e capacidades, e consoante essas características, adquirem diferentes designações. O comum "barril" tem capacidade para 1, 5, 9 ou 12 litros. O barril de 25 ou 32 litros é designado de “meio oitavo”.

O barril utilizado para medir e transportar o vinho, com capacidade para 45 litros, é conhecido como o “barril de borracheiro” e tem uma forma mais alongada e uma pega, em metal, que permitia segurá-lo, às costas, ao longo do percurso.

O de 65 litros é o chamado "oitavo". A "cartola" tem capacidade para 100 litros e o "quarto" para 200, 210 ou 220 litros. Os "barris de quarto", levam 250 e 300 litros. A “meia pipa”, com capacidade para 420, 430 ou 450 litros, é chamada de “pipa de embarque”. A “pipa canteira” tem capacidade para 600, 650 ou 700 litros e o "tonel" era, ainda, superior a este último número.

Por fim, existe a "Cuba", com capacidade para 1500, 2000, 7000, 10000, 20000 litros ou mais. A cadeia operatória da confecção de um barril é muito minuciosa e envolve várias fases que adquirem, também, designações muito específicas, nomeadamente "esquivar", "tornear", "vazar" , “juntar a madeira”, “levantar a vasilha”, "bastir" , "arrunhar", "descabeçar", "fazer os jabros" , cortar, desbastar, "fundar", "cravar os aros" ou apertar.

Entre as ferramentas utilizadas pelos tanoeiros, podemos enumerar a "plaina", o "chaço", a "enxó", o "sagote", a "serra de voltear", o "malho", o compasso, o "cutelo", a "pua", o “trade”, o “rebote” ou a "bigorna".

O banco de tanoeiro, popularmente conhecido como “muleta”, utilizado nas operações de "lavrar", ou seja de preparação das madeiras, é uma peça de referência deste ofício. Actualmente já se utilizam máquinas, nalgumas fases do processo de fabrico.

Na confecção dos artefactos utiliza-se, como matéria-prima, diferentes tipos de madeira: carvalho americano, castanheiro, acácia, mogno ou urze. Os aros, utilizados na montagem dos artefactos, são de ferro.