Madeira

Andrea Barizza dirige concerto de Outono da Orquestra Clássica da Madeira

None

O  italiano Andrea Barizza é o maestro convidado da Orquestra Clássica da Madeira (OCM) para o seu concerto de Outono, que terá lugar no próximo sábado, 16 de Outubro, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira.

Barizza teve a sua estreia em Portugal em 2018, dirigindo a 6.ª sinfonia de Mahler com a Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música.

"Com uma formação sólida e com um curriculum de destaque, Andrea Barizza, neste concerto, trabalha e retira da Orquestra Clássica da Madeira o melhor da sua sonoridade e entrega", destaca o director Artístico da OCM, Norberto Gomes, citado em nota de imprensa.

No que toca ao programa, este concerto de Outono abre com a fantasia Romeu e Julieta, de Tchaikovsky, seguida da grande sinfonia 'Do Novo Mundo', de Dvorak. "Dois inspirados vultos criativos da história da música, dois dos principais compositores do período romântico. Momento único para ouvir no mesmo concerto duas obras representativas do séc. XIX", sublinha o responsável.

Os bilhetes custam entre 20 e 5 euros e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10 às 18 horas , e a partir das 15 horas no local do concerto.

Entre as 09h30 e as 11h30, serão também disponibilizados no local do concerto serviços gratuitos para a realização de Testes Rápidos Antigénios (TRAg). [CÓDIGO EVENTO: 100439 - PARA REALIZAÇÃO DO TRAg].

PROGRAMA

Piotr Ilitch Tchaikovsky [1840 - 1893] - Romeo and Juliet (Overture-Fantasy)
A. Dvorák [1841 - 1904] - Sinfonia nº 9 em Mi menor op.95, "Novo Mundo" 

Sobre Andrea Barizza

Andrea Barizza é maestro assistente de Michael Sanderling na Filarmónica de Dresdner.

Depois de se diplomar em piano no Conservatório Giacomo Puccini, na sua cidade natal (La Spezia), frequentou masterclasses internacionais com Lazàr Berman, Piero Rattalino, Andrea Lucchesini, Bruno Canino e Sergio Perticaroli. Desde a adolescência, tem sido membro activo de agrupamentos de música de câmara. Foi pianista de inúmeros músicos célebres, tendo acompanhado solistas do Teatro Carlo Felice (Génova). Posteriormente mudou-se para Dresden para estudar direcção de orquestra na Universidade de Música Carl Maria von Weber, sob orientação de C. Kluttig (bacharelato) e S. Leissner (mestrado). Paralelamente, continuou a frequentar masterclasses pela Europa com figuras como Bellugi (Florença) e Jurovskij (Berlim).

Em Maio de 2015, ganhou o 2º Prémio no Concurso Internacional de Direcção das Universidades da Alemanha Central, tendo dirigido a Sinfónica MDR no concerto de laureados em Weimar.  Trabalhou como co-repetidor (acompanhamento de cantores) na Landesbühne Sachsen de Dresden e foi assistente coral no Coro Filarmónico de Dresden. Em 2016 foi assistente do maestro principal e co-repetidor na Ópera Estatal de Dresden. Em Outubro do mesmo ano, foi convidado para dirigir o concerto do septuagésimo aniversário de Viktor Tretyakov na Academia de Artes de Astana (Cazaquistão). Aí teve a oportunidader de trabalhar com renomeados violinistas, incluindo Berlinsky, Vorona e Tretjakov. Em 2017 trabalhou como maestro assistente na produção da ópera das schlaue Füchslein de Janáček, na Universidade de Música de Dresden.

Ao longo da sua carreira teve a oportunidade de dirigir a Filarmónica de Plauen Zwickau, a Sinfónica de San Remo, a Orquestra da Ópera Estatal de Dresden, a Sinfónica de Abruzzo, a Academia de Solistas da Orquestra Filarmónica do Cazaquistão Ocidental, a Orquestra de Landesbühnen Sachsen, a Filarmónica Bacau, a Orquestra de Eisenach, a Neue Lausitzer e as Filarmónicas de Cracóvia, da Morávia e de Teplice.

É bolseiro do fundo Richard-Wagner-Verband. Em 2017 foi convidado para dirigir o concerto de gala da cerimónia de entrega dos Prémios George Apostu.

Desde Setembro de 2018, é o Maestro Convidado Principal da Orquestra Filarmónica Mihail Jora de Bacau.