Madeira

Morte do padre Alexandre motiva nota de pesar do Presidente do Governo

None

O Governo Regional e o seu Presidente, Miguel Albuquerque, acabam de manifestar "o mais profundo pesar pelo falecimento, ontem, do padre Alexandre Mendonça, aos 67 anos, na Venezuela".

Na nota, lê-se que o Executivo madeirense endereça à família enlutada "os mais sinceros pêsames e associar-se à sua dor, aproveitando para enaltecer a figura de relevo, incontornável e marcante da comunidade madeirense radicada na Venezuela, não só no campo espiritual, mas também pelo profundo sentido humanista com que sempre se colocou e se entregou ao serviço daquela nossa comunidade na diáspora".

Alexandre Mendonça nasceu em São Pedro, no Funchal, e emigrou para a Venezuela aos 12 anos de idade, onde se fez sacerdote.

Comunidade madeirense lamenta a morte do padre Alexandre Mendonça em Caracas

Director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu considera que Alexandre Mendonça "foi o bastião de fé das Comunidades Portuguesa em geral, e junto da Comunidade Madeirense em particular, tornando-se uma figura de relevo"

Rúben Santos , Eugénio Perregil , 13 Outubro 2021 - 22:32

Na memória coletiva da comunidade na diáspora e da nossa Terra ficará para sempre "o altruísmo e o mais elevado sentido humanista na forma como prontamente acolheu na Missão Católica Portuguesa, da qual era diretor, dezenas de compatriotas que perderam as suas casas e familiares durante as enxurradas no estado de Vargas em 1999", refere o Presidente.

"É esta figura madeirense que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados à nossa comunidade na Venezuela", lê-se na nota.