Alterações Climáticas Madeira

Alterações climáticas obrigam à defesa dos recursos hídricos da Região

Foto Foto Rui Silva/Aspress
Foto Foto Rui Silva/Aspress

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas afirma que "o Governo Regional está a cumprir a sua parte" perante os desafios do ciclo urbano da água. Até 2026 estão previstas várias intervenções nesta área, desde o aproveitamento das águas do Seixal, passando pelo reforço do abastecimento de água no Porto Santo.

Susana Prada participou na abertura do simpósio 'Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios', uma serie de conferências com especialistas em agricultura e alterações climáticas, que se realiza na Reitoria da Universidade da Madeira.

A governante lembrou que os ciclos naturais das culturas alteraram-se, sendo possível cultivar for de época, há pragas mais resistentes.

Susana Prada afirma que "na Região, acção climática é uma prioridade. Na mitigação mas, sobretudo,  na adaptação do território e na segurança da população, aos impactos da mudança do clima".

A governante referiu que em 2015, o Governo Regional aprovou a 'Estratégia  de Adaptação às Alterações Climáticas da Região Autónoma da Madeira' este documento "é fundamental para a definição de políticas que reforçam a resiliência da nossa Região", afirmou.

A agricultura da Madeira poderá vir a sofrer alterações na produtividade,  devido ao aumento da temperatura,  à precipitação e das disponibilidades hídricas.