Patrocinado Extermínio - Higiene Controle, Lda

O que é que os mosquitos têm a ver com as alterações climáticas?

Em Portugal, os mosquitos tornam-se mais ativos entre Maio e Outubro. Contudo, como consequência das alterações climáticas, estão a verificar-se mudanças neste ciclo.

None Ver Galeria

"As alterações climáticas, que normalmente resultam em noites mais frias ou em dois ou três dias de muito calor e depois um arrefecimento muito repentino, fazem com que os mosquitos entrem em atividade ou eclodam em maior sintonia e que existam mais mosquitos num período de tempo mais curto" explica Maria João Alves, investigadora no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Isto vai fazer com que, cada vez mais, nos deparemos com mosquitos presentes nas nossas casas ou locais de trabalho, em épocas que não os esperávamos, sendo que estes aparecimentos inesperados são originados pelos constantes fenómenos climáticos com os quais nos temos vindo a deparar, tais como, oscilações de temperatura, chuvas intensas e vagas de calor.

A concentração de temperatura, causada pelo dióxido de carbono em maior quantidade, presente nos centros urbanos e nas cidades, faz também com que os mosquitos procurem estes locais para o seu desenvolvimento, uma vez que está provado que as fêmeas dos mosquitos são aquelas que nos picam, de modo a conseguirem obter proteínas para a desova que se aproxima.

O dióxido de carbono que exalamos, o nosso calor corporal e o nosso odor, também influenciam a atração dos mosquitos em nos picarem, por isso algumas pessoas são mais picadas que outras.

O fenómeno da globalização, originado não só pelo intercâmbio de pessoas e de mercadorias entre Continentes, mas também pela crescente procura de novos destinos de férias e lazer, facilitou a deslocação destes insetos a partir do seu país de origem, alargando os seus limites geográficos e originando também a propagação de doenças virais como a doença da dengue, leishmaniose, chikungunya ou a encefalite.

Lembre-se que os mosquitos também picam os seus animais. A Leishmaniose Canina é exatamente igual à Leishmaniose humana, devendo também proteger os seus animais, principalmente durante a noite.

Já a dirofilariose canina, mais conhecida como a doença do mosquito do coração ou filária, também é transmitida pela picada de mosquitos, como o Aedes, Anopheles e Culex, que tenham picado outro hospedeiro infetado previamente. 

Deverá aconselhar-se com o seu veterinário, de modo a prevenir estas doenças e a manter o seu animais de estimação seguro!

Abaixo pode encontrar algumas das nossas recomendações, para manter a sua família segura.

Recomendações para evitar a praga dos mosquitos:

- Limpe os pratos e vasos de plantas, preenchendo-os com areia (dentro e fora de casa) ou vire-os ao contrário;

- Coloque o lixo num saco fechado e mantenha os contentores do lixo fechados e devidamente isolados;

- Lave pelo menos uma vez por semana, com uma escova, os recipientes de comida e bebida para animais, de modo a evitar que as larvas de mosquitos se desenvolvam dentro dos recipientes;

- Guarde os pneus em local coberto, se não for possível coloque areia para não acumular água;

- Retire a água acumulada dos pavimentos e verifique se há entupimento de ralos. Mantenha-os fechados se não são utilizados;

- Verifique as caleiras de água, removendo folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água. Evite o acumular de entulho!

- Substitua a água das jarras de flores naturais por oásis, de forma a manter a humidade e evitar se tornarem criadouros;

- Deve usar roupa clara e proteger os braços e as pernas, pois o preto atrai os mosquitos;

- Se possível coloque redes mosquiteiras nas janelas.

A Extermínio – Higiene Controle, Lda. recomenda:

REPELIN Gel (repelente),  é baseado numa combinação de 5 essências naturais ativas, com propriedades repelentes para insetos voadores (moscas e mosquitos).

Entre em contacto connosco para saber mais sobre os nossos produtos e tratamentos preventivos.

291 930 500

[email protected]

Em prol da saúde pública desde 1990!