Madeira

Porto do Funchal acolherá mais cinco operações de 'turnaround’ até ao início do próximo ano

Equipa operacional do Porto do Funchal esteve em Lisboa, quando o ‘MSC Splendida’ fez escala, para ‘afinar’ a operação de hoje

None

A operação de 'turnaround' que hoje acontece no Porto do Funchal com o navio de cruzeiros ‘MSC Splendida’, a primeira com alguma dimensão na retoma da actividade de cruzeiros depois do interregno provocado pela pandemia de covid-19, é a primeira de seis operações semelhantes já calendarizadas realizar na Madeira até ao início do próximo ano. Revelação feita pela presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM), Paula Cabaço, à margem da “operação complexa” que esta manhã movimentou o Porto do Funchal. “Felizmente temos com esta mesma companhia (MSC) planeadas mais cinco operações nos próximos quatro meses”, disse a responsável, ao mesmo tempo que reafirmou a “muita vontade” da APRAM poder “desenvolver mais operações” como a que está a ser realizada hoje.

“A APRAM do ponto de vista estratégico, já antes da pandemia, tinha vindo a apostar neste tipo de operação, porque nós tradicionalmente sempre fomos um porto de escalas em trânsito e não um porto de embarque e desembarque”, lembrou.

Lembra que esta foi “uma operação muito planeada e preparada com muita antecipação entre o Porto e a MSC” por ser “uma operação tecnicamente complexa”, sobretudo pelo considerável movimento de passageiros. É que além dos “cerca de 1200 passageiros em trânsito” que apenas visitam a Região por algumas horas, acresce o 'turnaround', com o desembarque de 199 passageiros e o embarque de outros 342.

Tal “obrigou a redefinir todos os circuitos da Gare no sentido de preparar uma zona de embarque, com balcões de check in com tratamento de bagagem, uma zona de testagem que a companhia solicitou para testar todos os passageiros antes de embarcarem e também preparar a gare de desembarque para receber os passageiros que têm como destino final a Madeira e tratar a bagagem”, explicou.

Tendo em conta a especificidade da operação, Paula Cabaço deu conta que “para esta operação foram realizadas várias reuniões com bastante antecedência” e obrigou mesmo a equipa operacional do Porto do Funchal a ir ao Porto de Lisboa “acompanhar a operação do navio, quando fez escala em Lisboa, precisamente para ajustarmos todos os detalhes para que tudo decorresse da melhor maneira”, disse.

O MSC Splendida, que atracou ao Porto do Funchal pouco antes das 9 horas da manhã, tem saída prevista para as 17 horas.