Madeira

QR Code já chegou a 10 ruas do Funchal

A vereadora Madalena Nunes apresentou o projecto que permite conhecer a história de cada rua, enquanto passeia

None Ver Galeria

Há quem frequente bibliotecas, mas há aqueles que preferem conhecer a História da cidade de outras formas. É por causa disso que surge agora o projecto ‘Ruas do Funchal – QRC Informativo’, lançado pela Câmara Municipal do Funchal, que serviu para instalar placas com códigos QR em dez ruas do Funchal e que permitem que  residentes e turistas acedam a informação sobre a cidade, como a toponímia das ruas, o património existente, as lojas com história e outras curiosidades.

Assim, na Avenida Arriaga, na Avenida Zarco, na Rua da Alfândega, na Rua João Tavira, na Rua de Santa Maria, na Rua do Aljube, na Ruas dos Ferreiros, na Rua dos Murças, na Rua dos Tanoeiros e na Rua Dr. Fernão de Ornelas já pode apontar a lente fotográfica do telemóvel para o QR Code e mergulhar na história destes pontos históricos da cidade, em português ou em inglês. No total, uma vez que há ruas mais longas, há 25 placas instaladas - por exemplo, a Rua de Santa Maria teve direito a quatro placas QR Code.

Estas foram as 10 primeiras ruas a receber identificação, mas o projecto será alargado a outras do Funchal. 

A proposta foi lançada por uma moradora da cidade e acolhida pelo Departamento de Economia e Cultura da autarquia: "É mais um projecto  para ajudar a ler o Funchal de diferentes maneiras, porque todos nós somos diferentes e cada um tem a sua maneira de abordar a cidade. Há quem goste mais de ir pesquisar coisas numa biblioteca mas há quem goste, quando passeia, de usar logo a tecnologia e verificar onde é que está, por que é que isto se chama assim, o que é que aconteceu aqui no passado", começou por dizer a vereadora Madalena Nunes. 

Os trabalhos para estas dez ruas prolongaram-se por cerca de ano e meio. Madalena Nunes reconhece que a conclusão do projecto podia ter sido mais célere, mas "pequenas burocracias" atrasaram a conclusão. Assim, o projecto foi integrado nas diversas iniciativas lançadas pela CMF pensadas para o Dia Mundial do Turismo 2020, uma vez que é também uma mais-valia para quem visita a ilha.  Além de residentes e de turistas, a ideia é que a comunidade educativa também aproveite as novas ferramentas com os alunos da Região. 

Fechar Menu