Madeira

Rubina Leal esclarece que alteração de estatutos não se colocou

Núcleo de Mulheres Social-Democratas Madeira não tem pretensão de ser uma estrutura formal no PSD-M

None
Foto Arquivo

Rubina Leal esclarece que não pretende quaisquer alterações aos estatutos do PSD-M para integrar o núcleo das Mulheres Social-Democratas (MSD) no partido e explica que essa questão nunca se colocou, da mesma maneira que a nível nacional as MSD não integram a estrutura formal do PDS. A deputada e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, à frente do projecto, voltou a frisar que “todos os passos que foram dados foram concertados com o presidente da Comissão Política”, Miguel Albuquerque, e que “nunca ninguém falou em estatutos”. “Não sei porque se está agora a falar de estatutos, porque [a questão] nunca foi colocada”.

Rubina Leal acredita que alguém está a querer criar ruído, porque mesmo a nível nacional, “nem isso acontece”. O objectivo, voltou a referir, é criar na Madeira uma estrutura à semelhança das que existem a nível nacional.

A nível do país, a entrada das MSD nos estatutos do PSD como estrutura autónoma é um tema que tem dividido as próprias mulheres social-democratas e o partido. Até agora não se concretizou. Há as que querem que as MSD sejas integradas formalmente, como são a JSD e os TSD; e as que são contra a intenção de consagrar a MSD como estrutura dentro do PSD, alegando que as mulheres se devem impor no PSD pelo mérito e competência e que tal só iria contribuir para diferenciar as mulheres e não para promover a igualdade.

"Não faz sentido alimentar mais notícias desta natureza. Há espaços adequados para falar destas matérias", disse ainda a social-democrata. “Eu sempre acatei as orientações do líder do partido, não será agora que não vou acatar”. Rubina Leal diz que não tece mais comentários sobre esta questão. “Somos todos responsáveis e temos de ter consciência da amplitude das nossas atitudes”.

Esta manhã, o líder do PSD emitiu um comunicado onde deixa claro que a estrutura não será integrada no PSD-M. “Não serão promovidas quaisquer alterações aos estatutos do partido no sentido de integrar novas estruturas, nomeadamente a das Mulheres Social-Democratas”, declarou Miguel Albuquerque, isto depois de ontem o ex-presidente do partido, Alberto João Jardim, ter escrito no Twitter: “Muito bem Direcção do PSD/Madeira não consentindo discriminação de géneros. A igualdade de géneros no PSD/Madeira é concretizada sempre através da meritocracia”.

Miguel Iglésias, vice-presidente do PS-Madeira e líder parlamentar dos socialistas na ALM, reagiu à notícia e solidarizou-se com Rubina Leal. Lamentou a decisão de Albuquerque de “bloquear” a criação de uma estrutura política autónoma para as mulheres. “Era um sinal de maturidade e acima de tudo de valorização do princípio da igualdade”, escreveu.

“A minha solidariedade com Rubina Leal e com todas as militantes do PSD Madeira que desejavam mudar mentalidades no seu partido. O passado pesa e persiste”.

Miguel Albuquerque recusa estrutura liderada por Rubina

Líder do PSD-M emite comunicado que contraria o rosto das MSD

Ricardo Miguel Oliveira , 29 Setembro 2020 - 10:11

Fechar Menu