Madeira

De guarda chuva e a 29ºC

Influência do agora ciclone pós-tropical Paulette traz hoje também vento e trovoada

None

Entre o Verão e o Inverno fica-se este segundo dia de Outono, hoje marcado pelo que resta do ciclone pós-tropical Paulette que se encontrava esta madrugada a 345 km a Oes-Noroeste da ilha da Madeira, trazendo previsão de chuva e trovoada, mas com temperaturas a subir aos 29ºC de máxima. A combinação destes factores deverá levar a um dia bastante húmido. Mas revela o Centro Nacional de Furacões de Miami, a probabilidade do arquipélago da Madeira ser atingido com vento de intensidade de tempestade tropical (vento superior a 63 quilómetros por hora) é inferior a 10%.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera esta quarta-feira será marcada por períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial a partir da tarde que poderão ser localmente intensos e ocasionalmente acompanhados de trovoada, vento fraco a moderado Sudoeste, rodando gradualmente para Oeste/Noroeste, soprando temporariamente forte, até 45 km/h, com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

No Funchal, o dia será igualmente cinzento e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, ocasionalmente acompanhados de trovoada. O vento será fraco, inferior a 20 km/h, de Oeste/Sudoeste. A temperatura máxima esperada no Funchal é de 27ºC, a mínima de 23ºC. No Porto Santo, Porto Moniz e Santa Cruz hoje a máxima esperada é de 28ºC e no Caniçal, em Machico e São Vicente de 29ºC.

Quanto às restantes localidades, Câmara de Lobos registará 27ºC dizem as previsões do IPMA, o mesmo para o Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, e para Santana. Ponta do Pargo fica-se pelos 26ºC. O Pico do Areeiro e a Bica da Cana não vão além dos 18ºC e 19ºC, respectivamente.

Algumas zonas interiores do concelho de Machico e do Funchal estão hoje com risco extremo de incêndio. Outras de Santa Cruz, Santana e Câmara de Lobos, assim como todo o Porto Santo estão com risco muito elevado, estando esta ilha também com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta. Está em nível 8 numa escala de 1 a 11+.

No mar, seguem os 23/24ºC dos últimos dias. Na costa Norte estão previstas ondas de Oeste/Noroeste 1 a 2 metros; o mesmo na costa Sul, mas com orientação de Oeste/Sudoeste. No entanto, nem tudo está calmo no mar. As zonas marítimas de responsabilidade nacional, zona 8 (Madeira) e zona 6 (Josephine), serão afectadas com vento e agitação marítima forte, fruto também da proximidade da Paulette.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), a tempestade tropical Paulette perdeu actividade desde o final da tarde de ontem, tendo sido por isso antecipada a sua classificação para ciclone pós-tropical durante a noite. Segundo divulgou o IPMA, o vento às 4 horas era de 65 km/h e rajadas superiores num raio de cerca 95 km à volta do seu centro. Segundo o mesmo NHC, o sistema dirige-se para uma região com água do mar a 22-23º Celsius, resultando num enfraquecimento nos próximos dois dias. “Assim, este sistema depressionário irá deslocar-se para Leste a uma velocidade de 19 km/h nas próximas horas, com uma mudança de rumo para Oes-Sudoeste no fim do dia 24”, divulga.

Fechar Menu