Madeira

Grupo AFA oferece donativo no valor de 4 mil euros a escola de 1.º ciclo na Calheta

None

No contexto da pandemia de covid-19, a EB1/PE/C do Lombo do Guiné, no Arco da Calheta, criou um projecto de apoio com vista à aquisição de material tecnológico.

O Grupo AFA respondeu a esta iniciativa e fez uma doação de equipamentos (10 tablets, 2 routers e um computador portátil) à instituição, no valor aproximado de 4 mil euros.

A entrega destes equipamentos esteve a cargo de José Manuel Pereira, representante do grupo AFA.

Na ocasião, o director da Escola, Arlindo Carvalho, enalteceu a "vertente de responsabilidade social, de comprometimento com a sociedade civil e com a aposta na literacia digital dos alunos desta escola" manifestada pelo grupo benfeitor.

“Estes equipamentos serão uma mais valia para os nossos discentes/docentes, uma vez que a nossa instituição aposta numa simbiose entre a tecnologia  e a pedagogia. Pretendemos acima de tudo, que as nossas salas de aula, sejam ambientes de criação, partilha e inovação e simultaneamente que os nossos alunos estejam preparados para os desafios do futuro.”

O pedido de doação datava de Fevereiro de 2020, na iminência da crise pandémica.

O projecto de apoio tecnológico à escola, desenvolvido pela direção tem como objectivo "ir ao encontro da nova realidade de ensino, em que a tecnologia se destaca cada vez mais como instrumento de acesso à informação, de investigação e de aprendizagem integral".

Com efeito, esta escola possui já quadros interactivos em todas as salas, assim como Internet. Os seus alunos trabalham também, cada vez mais, com plataformas virtuais de aprendizagem, em particular a Escola Virtual (cuja inscrição foi financiada pela Câmara Municipal da Calheta para todos os alunos do concelho). A partir do 2.º ciclo, todos os alunos usam tablets em substituição dos manuais escolares em papel.

Refira-se que a escola Lombo do Guiné já foi galardoada com prémios nacionais que reconhecem projetos activos de investigação e ciência de acordo nível de ensino em causa, como sejam: Missão Continente (1ª classificada a nível nacional em 2018/2019), Prémio Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho (3.º classificado a nível nacional no 1.º ciclo e menção honrosa a nível de pré-escolar, em 2019/2020).

Fechar Menu