País

Saiba o que é notícia hoje

None

O gabinete de crise do Governo português para acompanhamento da pandemia de covid-19 reúne-se hoje de urgência, em Lisboa, um dia depois de Portugal ter registado 770 novos casos de infeção e mais 10 mortes.

A reunião foi convocada na quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, e realiza-se na sua residência oficial, em S. Bento, a partir das 11:30.

Fonte do Governo justificou a reunião com o "contínuo aumento" de novos casos diários e a necessidade de "reforçar a sensibilização dos cidadãos para a adoção de medidas de prevenção e de segurança contra a covid-19".

O número de 770 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 anunciado na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) é o mais alto desde 16 de abril, quando foram registados 750.

Também o número de 10 mortos em 24 horas é o mais elevado desde 03 de julho, quando foram registados 11.

Desde o início da pandemia, Portugal contabilizou 1.888 mortes e 66.396 casos de infeção, dos quais 19.714 estão ativos.

Presidido pelo primeiro-ministro, o gabinete de crise integra 10 ministros e quatro secretários de Estado.

O gabinete de crise não se reunia desde 29 de junho.

A reunião do gabinete de crise da pandemia em Portugal ocorre também numa altura em que se ultrapassou a marca dos 30 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 943 mil mortos.

Horas antes de a reunião ter sido anunciada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que as taxas de transmissão da covid-19 na Europa são alarmantes.

Face ao agravamento da situação, foi anunciado o agravamento das medidas de contenção da pandemia no Nordeste da Inglaterra, já a partir de hoje, enquanto se espera a imposição de um confinamento seletivo em áreas da região de Madrid.

A evolução da pandemia de covid-19 é precisamente um dos temas do encontro de hoje à tarde, em Lisboa, entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e de Espanha, Arancha González Laia.

Segundo um comunicado do ministério português, a reunião de trabalho permitirá abordar temas das relações bilaterais, em particular a preparação da próxima Cimeira Luso-Espanhola, prevista para 02 de outubro.

Serão ainda tratados temas como o Fundo de Recuperação, a presidência portuguesa da União Europeia, a situação na Bielorrússia ou os desenvolvimentos no Mediterrâneo Oriental.

A pandemia de covid-19 afeta também o futebol, e hoje arranca a I Liga portuguesa com o adiamento já anunciado do jogo Sporting-Gil Vicente, que estava agendado para sábado, devido a casos de infeção de jogadores e dos treinadores das duas equipas, Rúben Amorim e Rui Almeida.

O campeonato começa com um Famalicão-Benfica, às 19:00 de hoje, seguindo-se, às 21:15, o Vitória de Guimarães-Belenenses SAD.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

A União Audiovisual, de apoio a trabalhadores da Cultura sem trabalho por causa da covid-19, realiza o primeiro de dois concertos solidários, na Arena D'Évora, com The Legendary Tigerman, Dead Combo, OMIRI e Duarte.

A iniciativa, coorganizada pela Câmara de Évora e a Sociedade Operária de Instrução e Recreio, prolonga-se até sábado, e constitui o maior evento até agora promovido pela União Audiovisual, segundo a organização.

Além do bilhete, a entrada exige a doação de bens essenciais não perecíveis, a distribuir por trabalhadores sem rendimentos.

O festival de cinema de San Sebastián começa em Espanha, condicionado pela covid-19, mas com a promessa de programação exibida em sala, incluindo três filmes portugueses em competição.

"A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, "Simon Chama", primeira longa-metragem de ficção de Marta Ribeiro, e a 'curta' "Noite Perpétua", de Pedro Peralta, são as produções portuguesas em San Sebastián.

O certame abre hoje com "Rifkin's Festival", o mais recente de Woody Allen, e encerra no dia 26, com "El Olvido que Seremos", de Fernando Trueba, depois da projeção de 142 filmes.

A segunda edição do projeto Revolution Hope Imagination (RHI), do Arte Institute, começa com os primeiros encontros, em Évora, e vai prolongar-se até dia 24, num circuito de 11 cidades, com palestras, oficinas e espetáculos.

Gratuita e aberta ao público, a iniciativa decorrerá também em Lisboa, Torres Vedras, Braga, Leiria, Alcobaça, Vidigueira, Loulé, Faro, Porto e Funchal.

ECONOMIA

A agência de notação financeira DBRS deverá pronunciar-se sobre o 'rating' de Portugal, depois de em março ter mantido a classificação de BBB, mas assinalando vulnerabilidade da economia portuguesa à crise dada a sua natureza "pequena e aberta".

Nessa avaliação, em plena pandemia, a canadiana DBRS manteve também o 'rating' com perspetiva estável, mas considerou que "a natureza pequena e aberta da economia portuguesa a coloca vulnerável ao tumulto financeiro e económico considerado pela atual crise de saúde global".

A agência de 'rating' perspetivou que "no mínimo", a economia portuguesa vai "provavelmente abrandar nos primeiros trimestres do ano à medida que as receitas do turismo caem, e a confiança dos consumidores e o sentimento industrial enfraquecem".

INTERNACIONAL

O Conselho para os Direitos Humanos das Nações Unidas vai discutir hoje de urgência a situação na Bielorrússia, onde a crise política mobiliza a oposição fortemente reprimida pelo regime.

A decisão de organizar o debate partiu de uma proposta da Venezuela, sendo que 25 países se pronunciaram a favor da reunião, enquanto dois países votaram contra e 20 abstiveram-se.

A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos da ONU, Michele Bachelet, pediu esta semana um inquérito sobre as acusações de tortura pelas forças de segurança da Bielorrússia.

O país tem sido palco de várias manifestações desde 09 de agosto, quando Alexander Lukashenko conquistou um sexto mandato presidencial, numas eleições consideradas fraudulentas pela oposição e parte da comunidade internacional, incluindo Estados Unidos e União Europeia.

A Organização das Nações Unidas celebra uma cimeira que reúne cerca de 20 chefes de Estado para discutir os desafios e os avanços nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS), para "manter a esperança viva", segundo a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed.

Os ODS 2030 pretende acabar com a pobreza, avançar para um mundo mais equitativo, igualitário e paritário e suprimir as emissões de dióxido de carbono, entre outras metas.

A reunião de hoje, que será virtual, será inaugurada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Michael Pompeo, visita Roraima, o estado mais a norte do Brasil e na fronteira com a Venezuela, durante uma viagem oficial pela região amazónica.

Segundo anunciou o departamento de Estado norte-americano, o secretário de Estado visita Boa Vista, capital de Roraima, para "sublinhar a importância do apoio norte-americano e brasileiro aos venezuelanos".

Ali, deverá reunir-se com imigrantes venezuelanos "fugidos do desastre" no seu país, visitar um centro de triagem e reunir-se com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.

LUSOFONIA E ÁFRICA

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a presidente do CCCM - Centro Científico e Cultural de Macau, Carmen Mendes, participam na apresentação da proposta para o plano de desenvolvimento estratégico do CCCM 2020- 2030, em Lisboa.

O plano de desenvolvimento estratégico do CCCM, em discussão pública até 15 de outubro, inclui um conjunto de ações e iniciativas planeadas no âmbito do acordo de cooperação bilateral Portugal-China assinado no final de 2018.

PAÍS

O suspeito da morte do triatleta Luís Grilo vai ser hoje presente ao Tribunal de Loures para eventual alteração da medida de coação, depois de o tribunal da Relação o ter condenado a 25 anos de prisão.

Há uma semana, o Tribunal da Relação de Lisboa condenou António Joaquim a uma pena única de 25 anos de prisão, anulando a decisão de absolvição decretada em primeira instância, tendo o suspeito recorrido para o Supremo.

Enquanto ainda decorre o prazo do recurso, o Ministério Público pediu uma alteração da medida de coação.

António Joaquim pode assim regressar à prisão preventiva.

POLÍTICA

A Praça do Giraldo, "sala de visitas" de Évora, vai ser palco de duas concentrações, uma de apoiantes do partido Chega, de André Ventura, e outra convocada por um grupo de cidadãos e apoiada pela Frente Unitária Antifascista.

O partido Chega, que realiza em Évora, no sábado e no domingo, a sua II Convenção Nacional, programou para as 19:30 uma marcha na cidade alentejana, que acaba na Praça do Giraldo, com a concentração de apoiantes.

Segundo o Chega, a iniciativa, cuja partida acontece nas Portas da Lagoa, tem como mote "contra a hipocrisia do racismo para esconder a corrupção".

Antes, na mesma praça e a partir das 17:00, vai ter lugar a "concentração pela liberdade", uma iniciativa promovida por um grupo de cidadãos local e convocada através da rede social Facebook, na página "Évora Cidade Livre".

"Não é uma manifestação contra a marcha, nem uma manifestação conta o Chega. É uma concentração pela liberdade e pela dignidade da cidade e das pessoas", disse na quinta-feira à agência Lusa um dos porta-vozes da iniciativa, Bento Anastácio.

SOCIEDADE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresenta em Bruxelas um plano de ação contra o racismo e os crimes de ódio, que pretende contribuir para a construção de uma União Europeia "verdadeiramente antirracista".

O plano foi anunciado na quinta-feira por Von der Leyen, durante o seu primeiro discurso sobre o Estado da União, no qual defendeu que "a luta contra o racismo não é uma opção" e que "é preciso "passar da condenação à ação", após recentes casos polémicos de discriminação e violência racial.

A Comissão Europeia vai propor também o alargamento da lista de crimes da União Europeia a todos os tipos de crime de ódio e discurso de ódio, seja por causa da raça, da religião, do género ou da sexualidade.

Será também reforçada a legislação sobre igualdade racial e o orçamento da União será usado para combater a discriminação no acesso ao emprego, à habitação e à saúde.

Von der Leyen propõe ainda melhorar a educação e o conhecimento sobre as causas históricas e culturais do racismo e combater o "preconceito inconsciente que existe nas pessoas, nas instituições e até nos algoritmos".

A dirigente anunciou ainda que o executivo comunitário passará a dispor de um coordenador antirracismo, que trabalhará diretamente com as pessoas, a sociedade civil e as instituições numa matéria que será "um ponto primordial na agenda" europeia.

A divulgação do plano de ação contra o racismo acontece um dia após o Parlamento Europeu ter instado os Estados-membros a combaterem o "anticiganismo", uma forma específica de racismo contra os ciganos, e que tem resultado em "elevados níveis de pobreza e exclusão social" desta população.

Fechar Menu