Madeira

"É uma obra estruturante para o concelho", diz presidente de São Vicente sobre asfaltagem das Ginjas

None
Arquivo

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês, quis posicionar-se sobre a asfaltagem das Estrada das Ginjas, naquele concelho, que motivou um protesto esta terça-feira: "Sou a favor, como toda a população de São Vicente. É uma estrada que está aberta há mais de 40 anos, é a ligação de São Vicente ao Paul da Serra. É uma obra estruturante para São Vicente, não só para desenvolvimento do concelho a nível turístico, como da própria ligação ao Paul da Serra e ao Caramujo, mas também a nível da própria plantação da floresta Laurissilva que serve de corta-fogo e um melhor acesso aos bombeiros se for necessário".

José António Garcês argumenta que "a Calheta tem três acessos ao Paul da Serra, o Porto Moniz tem dois, Ponta de Sol tem um acesso ao Paul da Serra e São Vicente, o acesso que tem, já tem mais de 40 anos. Depois de termos ficado todos estes anos para trás, agora quando é para se fazer, ainda temos que ter esta questão, que não percebo..." Ao DIÁRIO, o autarca sublinhou ainda que "a floresta Laurissilva é património de toda a gente, não é só da população de São Vicente, mas se há alguém que tem mais interesse em preservar aquilo que é o nosso melhor bem, o  nosso património da Laurissilva, somos nós. E é isso que vamos fazê-lo". Questionado sobre se a protecção da floresta Laurissilva fica em causa com asfaltagem da estrada, José António Garcês acredita que não e atira: "Até gostava que perguntassem aos manifestantes se alguma vez já foram ao Chão dos Louros. E se foram a pé pelo Caminho Real ou de carro pela Estrada Regional. Estamos a falar da Floresta Laurissilva na mesma".

Protesto silencioso contra a Estrada das Ginjas faz-se barulhento

Grupo de cidadãos quer esclarecimentos sobre mudança da empreitada da Secretaria do Ambiente para a da Agricultura e questiona pelo estudo de impacto ambiental da obra em causa, uma vez que acontecerá em área protegida.

Maria Catarina Nunes , 15 Setembro 2020 - 16:53

Fechar Menu