>
Madeira

São Vicente dá nome a nova orquídea de Pedro Spínola

'Dendrobium Charme de São Vicente' já foi registada no Royal Horticultural Society

None

É mais um projecto pessoal de Pedro Spínola que acaba de ganhar vida. O especialista na criação de novas orquídeas híbridas em honra das diferentes concelhias da Região Autónoma da Madeira, apresenta o Dendrobium Charme de São Vicente, uma nova espécie de orquídea criada em honra do concelho nortenho de São Vicente.

Após o registo e apresentação oficial da primeira orquídea, em Outubro de 2019, registada em homenagem ao concelho da Ribeira Brava, é agora a vez de São Vicente ver o seu nome inserido e eternizado numa nova orquídea através do Royal Horticultural Society, autoridade internacional para o registo destes novos híbridos.

Segundo o especialista, Dendrobium Charme de São Vicente é o resultado do cruzamento entre duas espécies de Dendrobium, um género nativo do continente asiático, mais precisamente entre o Dendrobium hercoglossum e o Dendrobium friedricksianum.

Após a polinização, Pedro Spínola conta que foi preciso esperar alguns meses para a maturação da cápsula que foi semeada e propagada nos laboratórios do MicroLab, no Lugar de Baixo, seguidos de alguns anos até à primeira floração, requisito necessário para o registo oficial junto das entidades competentes.

“Esta primeira floração, que foi extraordinariamente rápida tendo em conta o quão moroso e complicado este processo pode ser, conjugou em si um vigor da planta, automaticamente associado às florestas de São Vicente, com uma simplicidade e charme primaveril, adjectivos adequados a este concelho da Laurissilva, justificando a escolha do nome para esta nova orquídea”, refere o especialista através de comunicado.

No sue entender, a Madeira “transporta, ao longo de várias décadas, o cunho de ‘Ilha das Flores’ e, ainda que por vezes muito mal tratado e descurado, este sector tem o imenso potencial único na Europa, de levar e elevar o seu nome neste panorama”, salienta Pedro Spínola, acrescentando que desde o dia 8 de Julho, este cruzamento específico e qualquer outra orquídea criada a partir dela terá, em todo o mundo, uma referência à região, mais especificamente a São Vicente.

Com a finalização do segundo híbrido deste projecto, Pedro Spínola alerta para a existência de outras orquídeas inéditas em desenvolvimento, que honrarão do mesmo modo a região.

Fechar Menu