Mundo

Uganda e Tanzânia acordam construção de oleoduto

None
Foto Shutterstock

O Uganda e a Tanzânia assinaram um acordo internacional para a construção de um oleoduto que ligará o Uganda à cidade de Tanga, na Tanzânia, com um investimento de 3,5 mil milhões de dólares.

O oleoduto vai permitir ao Uganda, um país sem ligações ao mar, escoar a sua produção de petróleo, e resulta de um acordo com a Tanzânia para a construção do Oleoduto Petrolífero da África Oriental, obrigando a um investimento de 3,5 mil milhões de dólares, cerca de 2,9 mil milhões de euros.

A construção desta infraestrutura estará a cargo da francesa Total, a maior acionista dos campos petrolíferos do Uganda, e dos chinesas da CNOOC, para além dos dois governos africanos, que ficarão responsáveis pelos mais de 1.400 quilómetros de oleoduto que permitirá exportações através do Oceano Índico.

Em 2006, várias descobertas petrolíferas colocaram o Uganda no mapa energético mundial, e em 2014 o Governo estimou que tinha 6,5 mil milhões de barris na região, apesar de o montante comercializável estar estimado em cerca de 2 mil milhões de barris.

Para a consultora NKC African Economics, este projeto deverá "criar mais de 15 mil

Fechar Menu