País

Regresso às aulas, Fátima e futebol marcados pelo covid

Estes são os principais temas que marcam os jornais desta segunda-feira, 14 de Setembro de 2020

None Ver Galeria

Com o covid-19 a marcar as nossas vidas há já mais de seis meses, continua a ser sobre como retomar a normalidade dentro do possível que praticamente tudo gira. E as principais notícias dos jornais nacionais assim o demonstram, nomeadamente com o reinício das aulas presenciais para mais uma parte da comunidade escolar, o evento de Fátima que ontem mostrou que mesmo perante a ameaça mortal a fé persiste para milhares e, também, no futebol, com cada vez mais casos nos plantéis dos clubes e a luta que, mesmo assim, fazem por ter de regresso as grandes massas aos estádios.

No Correio da Manhã, a notícia da manchete, contudo, é uma "Toupeira da GNR ajuda ladrões: Militar acusado de 16 crimes", para logo depois se apontar a Fátima. "Multidão no Santuário: 100 mil em Fátima" e também "Pandemia Covid-19: Escolas mandam alunos almoçar em casa" e, ainda, "Mais de 5600 fecham portas na restauração" e o "Vírus ataca na Liga: Sporting 4 infetados, Benfica 1 infetado, Gil Vicente 15 infetados". Por fim, uma recomendação: "Cumprimento a evitar: Cotovelada não reduz perigo de contágio"

No Público, o "Regresso às aulas põe à prova as escolas" e também as "Empresas dão incentivos a transporte individual", além de uma notícia que pode ser boa. "Governo reafirma salário mínimo de 750 euros até 2023"

Já no Jornal i também o "Santuário de Fátima encerra entradas depois de exceder lotação", além de publicar um "Guia para um regresso às aulas diferente", sem deixar de dar destaque ao "Apoio de Costa a Vieira provoca terramoto político". Por fim, também dá dicas: "Finanças pessoais. Entre com as contas em ordem depois das férias"

O Jornal de Notícias aponta o dedo principal à "TAP volta a deixar Porto fora dos planos de retoma", mas também destaca que os "Almoços nas escolas até às três da tarde" e que os "Serviços públicos perdem eficácia com atrasos de meses". Sem deixar de notar que em "Fátima Mar de gente obrigou santuário a fechar portas a peregrinos" e que "Pelo menos 28 infetados nas equipas de futebol profissional", além de que "Filipe Vieira queixa-se de campanha 'ofensiva e caluniosa'".

No Negócios, os "Sobre-endividados vão ter novo mecanismo de apoio", abordando declarações de Francisco Calheiros [presidente da Confederação do Turismo] de que "'Em outubro vão nascer novas linhas de crédito'". O jornal especializado em economia fala ainda de uma sondagem na qual o "PS perde gás a um mês de entregar Orçamento de 2021" e das "Metas de Bruxelas terão de garantir 'preços justos'".

No desportivos, o Record dá amplo destaque ao "Covid pára o Sporting: DGS cancelou jogo com o Nápoles e surto no Gil Vicente deve adiar estreia na Liga"; "Benfiquista Svilar também infetado", sem esquecer que "Marcelo vai falar com Costa sobre apoio a Vieira" e este a referir: "'Nunca vi campanha tão caluniosa'".

No O Jogo dá-se maior ênfase às palavras do presidente do Porto e à polémica do apoio do Primeiro-ministro ao presidente do Benfica. "'Costa ficará na história como o homem que asfixiou os clubes', Pinto da Costa aconselha Vieira a desligar-se do apoio do primeiro-ministro", frisam e replicam: "Inquérito política e futebol: PM divide, estádios vazios nem tanto". Já sobre o tema principal das nossas vidas, "Sporting: Covid trama Amorim: Seis positivos no plantel, com Liga Europa em risco e Troféu Cinco Violinos cancelado" e "Covid-19: Gil Vicente tem 15 casos e leões aceitam adiar 1.ª jornada".

Por fim, no jornal A Bola questiona-se "E agora? Casos de Covid-19 sucedem-se no futebol e Sporting-Gil Vicente está em risco", mas também "Benfica: Svilar infetado com covid-19" e no mesmo clube "'Uma campanha caluniosa', Luís Filipe Vieira rebate as críticas na partida para a Grécia".

Fechar Menu