Coronavírus País

Açores com três novos casos e uma recuperação nas últimas 24 horas

Os novos casos foram detectados nos resultados de 1.392 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Os Açores contabilizaram mais três casos de infeção com o coronavírus da covid-19 nas últimas 24 horas, e uma recuperação em São Miguel, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Os novos casos foram detetados nos resultados de 1.392 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região.

De acordo com o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, os novos casos identificados reportam-se a duas mulheres com 29 e 59 anos, e um homem, com 56 anos, "não residentes, desembarcados na Região provenientes de ligação aérea com o território continental".

A Autoridade de Saúde dos Açores explica que "dois dos casos correspondem a um casal que obteve resultado positivo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada e que referiram historial prévio de infeção e recuperação no país de origem, estando a Delegação de Saúde Concelhia a confirmar esta informação".

"O terceiro caso refere-se a uma passageira que obteve resultado negativo no teste de despiste realizado à chegada e resultado positivo no teste após o sexto dia", diz a Autoridade de Saúde açoriana.

Todos os doentes "apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos", acrescenta.

Há ainda a registar um caso recuperado, de uma mulher com 29 anos, na ilha de São Miguel, elevando para 164 o número de recuperações de covid-19 na Região.

Até ao momento, foram detetados na Região 252 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 44 casos positivos ativos, dos quais 36 na ilha de São Miguel, seis na ilha Terceira, um na ilha do Pico e um na ilha Graciosa.

Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 910.300 mortos e mais de 28,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.855 pessoas dos 62.813 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu