Madeira

CDU pede reforço de meios para combater insegurança no Funchal

None

A CDU desenvolveu, esta quinta-feira, uma iniciativa política junto à Câmara Municipal do Funchal (CMF), após uma reunião com o presidente da autarquia funchalense, onde foram colocadas preocupações relacionadas com a "crescente falta de segurança no concelho".

“No concelho do Funchal avolumam-se os problemas sócio-económicos, a par do que já acontece um pouco por toda a Região, e o agravar desta situação das famílias tem levado a que muitas pessoas sucumbam ao desespero. Aqui existe uma coresponsabilidade das entidades públicas que se foram demitindo com o passar do tempo dos seus deveres, levando à situação com que agora nos confrontamos. A crescente falta de segurança no concelho do Funchal, não pode ser dissociada da crise socio-económica enfrentada por milhares de pessoas, devido ao lay-off e ao desemprego, mas também pela falta de investimento das entidades públicas, que ao longo dos anos não reforçaram os meios humanos e materiais das forças de segurança".

A afirmação é da deputada municipal, Herlanda Amado, que aponta como exemplos: "os encerramentos dos postos de polícia da Nazaré, Santo António ou São Gonçalo ou ainda o desinvestimento na Escola Segura". Iniciativas que, no seu entender, "garantiam um policiamento de proximidade" e uma "postura de prevenção pedagógica", diferente da "intervenção reactiva como actualmente acontece".

 A CDU realça também que "muitos dos casos identificados estão relacionados com o consumo de substâncias" e, neste sentido, considera "urgente que o Governo Regional, em articulação com os municípios e as associações que intervém no acompanhamento das pessoas em risco, possam desenvolver um trabalho multidisciplinar na área da saúde".

Uma intervenção concertada que passa "quer pelo Serviço Regional de Saúde e pela Segurança Social", que pelo "reforço de meios humanos e materiais para as forças de segurança". 

Fechar Menu