Madeira

Madeira tem a melhor velocidade de Internet através dos acessos físicos

None
Foto Shutterstock

A Madeira apresenta a melhor velocidade de Internet através dos acessos físicos residenciais.

A informação consta de um estudo divulgado pela ANACOM que testou as velocidades de Internet de todo o país, quer a partir de dispositivos móveis, quer através de acessos físicos residenciais.

Os testes efectuados pela NET.mede coloca a Madeira como a melhor região do país nos acessos fixos, quer em termos de download (74 Mbps), como no upload (39 Mbps). Em segundo lugar está os Açores com download a uma velocidade de 68 Mbps, seguido da Região Centro de Portugal através de upload com 29 Mbps.

No que se refere aos downloads através dos dispositivos móveis, o melhor resultado mediano pertence aos Açores, com 14 Mbps, seguido da Madeira, com 11 Mbps.

Estes resultados derivam de um estudo feito com o Net.mede no segundo trimestre do ano em todo o país. Entre Abril e Junho deste ano, foram realizados 512 mil testes à velocidade da internet com o NET.mede, quase 80% acima do número registado no 1.º trimestre de 2020, o que corresponde, em média, à realização de 5.628 testes diários.

Face ao período homólogo, o número de testes realizado mais que triplicou, graças à maior utilização da Internet provocada pela pandemia da Covid-19 e do estado de emergência, que trouxe o teletrabalho e o ensino online.

Os testes foram realizados praticamente em todo o País. Dos 308 concelhos, 306 registaram testes de velocidade em acessos fixos residenciais e 297 concelhos em acessos móveis.

As regiões da Área Metropolitana de Lisboa e Norte registaram o maior número de testes no caso dos acessos fixos, e as regiões Centro e Norte no caso dos acessos móveis. Lisboa foi o concelho com o maior número de testes à velocidade. 

Fechar Menu