Mundo

Abrigos de emergência de Macau acolhem 88 pessoas devido a tufão

None
Foto EPA

Um total de 88 pessoas procuraram abrigo nos 17 centros de acolhimento de emergência de Macau até às 00:00 (17:00 em Lisboa), devido à passagem do tufão Higos.

Desde 2018 que Macau criou 17 abrigos prontos para acolher pessoas a partir deste alerta, que não obriga à evacuação obrigatória destas zonas mais atingidas, habitualmente.

Elementos da Polícia de Segurança Pública, contudo, foram destacados para o local, de forma a garantir apoio às pessoas que queiram abandonar estas zonas.

Macau subiu hoje o alerta de tufão para sinal 8, que implica a suspensão dos transportes públicos, ligações marítimas e aéreas.

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) emitiu o terceiro mais grave da escala quando o Higos se localizava a cerca de 130 quilómetros de Macau e admite a probabilidade "moderada a relativamente alta" de subir o alerta para sinal 9.

As autoridades preveem rajadas de cerca de 110 quilómetros por hora, razão pela qual apelaram já à população para evitar deslocações desnecessárias, tendo cortado a travessia nas pontes.

Com a passagem para o sinal 8 foram acionados os centros de sau´de de Tap Seac, de Fai Chi Kei, da Areia Preta da Ilha Verde, de Sa~o Lourenc¸o, dos Jardins do Oceano, de Nossa Senhora do Carmo-Lago, o Posto de Sau´de Proviso´rio de Seac Pai Van e o Posto de Sau´de em Coloane para prestarem apenas serviços de urgência.

Macau subiu também hoje o alerta para inundações nas zonas baixas da cidade e anunciou o fecho de 20 parques de estacionamento.

Espera-se que esta quarta-feira ocorram inundações graves em especial na área do Porto Interior, prevendo-se que a altura da água se situe entre um e 1,5 metros, o que motivou as autoridades a emitirem o nível laranja de 'storm surge'.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Para este ano, as autoridades de Macau disseram prever quatro a seis tempestades tropicais no território em 2020, algumas delas podendo mesmo "atingir o nível de tufão severo ou super tufão".

Fechar Menu