Mundo

Macau sobe nível de alerta devido a tempestade tropical

Há também um aviso que aponta para inundações

None

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) subiram hoje o alerta de tempestade tropical para sinal 3 e avisaram sobre a possibilidade de inundações nas zonas baixas da cidade.

O sinal 3 foi emitido numa altura em que se prevê que o ciclone tropical continue a intensificar-se e se mova a uma velocidade relativamente rápida para noroeste, dirigindo-se à costa oeste de Guangdong.

As autoridades de Macau preveem que a tempestade tropical venha a cruzar o ponto mais próximo do território a cerca de 150 km de Macau.

As autoridades indicaram ainda que é "moderada a relativamente alta" a probabilidade de subir o alerta para sinal 8 nas próximas horas.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Para este ano, as autoridades de Macau disseram prever quatro a seis tempestades tropicais no território, algumas delas podendo mesmo "atingir o nível de tufão severo ou super tufão".

Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau deixou prejuízos económicos diretos e indiretos no valor de 1,74 mil milhões de patacas (192 milhões de euros).

O Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território, onde o sinal máximo de tempestade tropical esteve içado várias horas. Ao todo, as autoridades retiraram 5.650 cidadãos das zonas baixas e 1.346 pessoas recorreram aos 16 centros de abrigo de emergência.

Um ano antes, o tufão Hato (posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais), apesar de se caracterizar pela mesma intensidade do Mangkhut, causou 10 mortos, 240 feridos e prejuízos avaliados em 12,55 mil milhões de patacas (1,3 mil milhões de euros).

Fechar Menu