Turismo

TAP e Madeira voltaram a discutir possibilidade de 'stopover'

Secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, reuniu esta sexta-feira com a administração da TAP por videoconferência. O governante pediu a revisão das tarifas da transportadora para o Porto Santo, em Agosto, e abordou o restabelecimento de ligações às grandes capitais europeias. A possibilidade de vir a desenvolver um mecanismo de 'stopover' na Região voltou a ser discutida e há uma conclusão a reter deste encontro: existe "uma aposta muito forte da TAP na Madeira"

Foi uma reunião "muito oportuna" aquela que juntou por videoconferência, esta sexta-feira, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e a administração da TAP. "Entendemos não só o interesse da parceria que existe entre a Madeira e a TAP, mas acima de tudo a circunstância em que nós vivemos. Consideramos que é uma grande oportunidade para reforçar essa mesma parceria", relevou numa primeira instância o governante.

Segundo Eduardo Jesus surgiram "vários assuntos, todos eles de importância extrema", desde logo quanto à "política tarifária que é praticada para a Madeira". A TAP baseou-se numa "explicação técnica relativamente aos preços que são hoje apresentados" quanto à ligação para o Porto Santo, no mês de Agosto, "situação que será revista", garante o secretário regional. "Houve esse compromisso por parte da TAP de rever rapidamente, uma vez que não é uma lógica de mercado que está por detrás da formação daquele preço, mas sim uma questão técnica do mecanismo informático que gere aquele tarifário", explicou.

A TAP manifestou também todo o seu interesse no restabelecimento de ligações directas às principais capitais estrangeiras com as quais a Madeira já teve ligação no passado, nomeadamente Londres, Paris, Madrid, Frankfurt, Zurique ou Barcelona. "Houve abertura para se pensar nestas possibilidades e houve um compromisso muito grande da TAP de todas as ligações, via Lisboa, que a permanência no hub seja de menor tempo possível, ou seja, não fazendo com que as pessoas tenham de esperar muito tempo em Lisboa para uma ligação à Madeira", adiantou Eduardo Jesus, que voltou a falar sobre a possibilidade de se vir a desenvolver um mecanismo de 'stopover', ou seja, fazendo com que a Região passe a ser um destino intermediário, onde as pessoas possam passar cá um ou mais dias antes de chegarem, efectivamente, ao destino pretendido.

Há a forte possibilidade da Madeira vir a oferecer um conjunto de ofertas, nomeadamente experiências, "para que as pessoas adiram a esta possibilidade do 'stopover' de uma forma diferente e mais atractiva", afiançou o responsável pelo turismo, que expressou também o desejo em que seja estabelecido um code-share entre a TAP e a Binter para beneficiar as ligações ao Porto Santo, fazendo com que os passageiros não tenham de desembarcar e voltar a embarcar na Madeira quando se dirigem para o Porto Santo em voos da TAP. "Trata-se de uma questão muito técnica que está na dependência de algumas decisões", referiu Eduardo Jesus sobre um assunto que poderá vir a garantir "maior comodidade aos passageiros".

Ainda sobre esta reunião com a TAP, o governante expressou à companhia a vontade em retomar "assim que seja possível" as ligações ao mercado dos EUA e Canadá, aproveitando a oportunidade para recordar as ligações que existiram, neste caso em concreto a então apelidada ‘Rota Colombo’, no sentido de entusiasmar a companhia quanto a um posicionamento diferente, "mas que reclama uma atenção especial de forma a fornecer ofertas apelativas a quem quer visitar a Madeira". Nota também para um olhar nas comunidades madeirenses radicadas na Venezuela e África do Sul. Eduardo Jesus assume que "há um desejo forte da TAP e da Madeira" para que estas ligações sejam restabelecidas "numa parceria duradoura".

O secretário regional do Turismo destacou igualmente a oferta de ligações para a Madeira que "é superior a qualquer restabelecimento de oferta da TAP para outras rotas", o que significa que "há uma aposta muito forte da TAP na Madeira". O "despertar da procura e o garantir uma boa ocupação dos aviões" é o que permitirá a sustentabilidade da operação.

Destaque final também para a Festa da Flor, certame que o Governo Regional tenciona assinala como o "virar a página da pandemia". Nesta reunião, o secretário recebeu por parte da TAP "abertura para trabalhar em conjunto".