Madeira

Supermercados na Madeira já sentem falta de mercadorias

Carnes, frescos, enlatados, lacticínios que são importados quase já não se encontram disponíveis e o que há está com preços elevados

Foto DR Ver Galeria
Foto DR

A greve nos portos do continente está a ter efeitos vastos na economia regional, mas aquela que é mais sentida é a falta de bens de primeira necessidade, nomeadamente comida.

Segundo o DIÁRIO pôde apurar numa das maiores superfícies comerciais da Madeira, o Continente de São Martinho, as prateleiras das carnes, mais precisamente de vaca, de porco, franco nacional e peru, além de enlatados e lacticínios, escasseiam e o que há está a preços ‘proibitivos’ para a maioria dos consumidores.

Por exemplo, comprar 1 kg de alcatra (vaca) ficava por 10,99 euros para moer ou novilho a 10,99 ou 12,99 euros.

E naquele estabelecimento, à hora que foi, a meio da tarde desta sábado, não havia mais nada além de frango inteiro regional.

Carnes refrigeradas o cenário é de completa rotura de stock, com pouca variedade, inclusive o porco que é das carnes mais procuradas está esgotado.

Esta situação já estava prevista acontecer, uma vez que os contentores que estão a chegar à Madeira nos barcos nem sequer vêm cheios. Por exemplo, na passada segunda-feira o navio ‘Funchalense 5’ veio de Lisboa para o Porto do Caniçal com pouco mais de metade da sua capacidade ocupada.

Segundo pudemos apurar, é esperada para hoje a chegada de um navio de contentores, o ‘Rebecca S’, que deveria ter chegado ontem, vindo do Porto Santo onde também fazia escala. Mas, a verdade é que nada disto está confirmado ou garantido.

Para piorar o cenário, há ameaça de mais paralisações ao qual nem sequer os serviços mínimos garantidos asseguram o abastecimento dos navios-contentores.