5 Sentidos

"Noite de glória para a Cultura da Região"

Eduardo Jesus, secretário do Turismo e Cultura, refere que os quatro prémios atribuídos à Madeira pela APOM são um reconhecimento às pessoas que trabalham no sector

None

"Uma noite de glória para a Cultura da Região".  Foi desta forma que o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, reagiu ao facto de hoje a Madeira ter recebido quatro prémios da APOM - Associação Portuguesa que Museologia, incluindo o galardão de Melhor Museu do Ano, atribuído ao Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's. OP governante recordou que os prémios da APOM são considerados os Óscares da Cultura em Portugal e que esta é a primeira vez que a Região, numa única edição, arrebata quatro prémios, incluindo o de Melhor Museu, que é "o mais desejado". 

Sobre esta distinção ao Museu de Fotografia, o governante diz ser o "melhor reconhecimento que se pode fazer ao investimento que foi ali realizado pelo Governo Regional e é também a melhor forma de homenagear uma política que tem permitido a concentração de um património fotográfico que é único e que faz distinguir a Madeira das restantes áreas do território nacional, constituindo-se como um exemplo para além dessas fronteiras".

Eduardo Jesus enalteceu o prémio Investigação atribuído ao Museu Etnográfico da Madeira, mais precisamente ao terceiro número do projecto editorial 'Cadernos de Campo', dedicado às 'Festas e Romarias da Madeira', como uma prova de que esta colecção "vem agora ser reconhecida pelo grande interesse que promove na preservação daquela memória e do conhecimento".

"Extraordinariamente importante para a Madeira é o prémio de Informação Turística" atribuído à Direcção Regional de Cultura da Madeira pela divulgação de 'A Arte na Rota do Ouro Branco' e ainda o prémio Instituição que foi entregue à Direcção Regional da Cultura, confirmando "o  trabalho que tem sido desenvolvido por esta direcção regional".

Para o secretário regional, "este conjunto de prémios funciona e representa um reconhecimento às pessoas, aos profissionais da cultura, às equipas que têm estado envolvidas em cada uma das áreas correspondentes a cada um dos prémios e significa um forte apoio a todas estas pessoas num ano particularmente difícil, em que a pandemia veio colocar à prova e obrigou a reinventar metódos de trabalho sob um desafio que nunca tinha experimentado".

Mas acima de tudo, sublinhou, "o prémio de todos os prémios é chegar ao fim do ano com a consciência tranquila de que aquilo que fizemos, fizemos bem. Aquilo que tivemos de inovar, inovamos bem, aquilo que tivemos de recriar, recriamos bem e que este reconhecimento que é externo e de uma entidade credibilizada e superior a qualquer interesse, essa independência valoriza de sobremaneira esta distinção que vem agora para a Madeira. Julgo que é uma noite de glória e um enorme reconhecimento da Madeira e da cultura que todos nós promovemos diariamente", acrescentou.

Fechar Menu