Coronavírus Madeira

Madeira regista hoje 15 novos casos de infecção por COVID-19

None

Hoje há 15 novos casos positivos de COVID-19 a reportar, pelo que a Região passa a contabilizar 978 casos confirmados  no território regional. De acordo com o boletim epidemiológico da Direcção Regional de Saúde (DRS) trata-se de 7 casos importados do Reino Unido e 8 casos de transmissão local, na maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados.

Sobre os casos confirmados hoje, a DRS assinala um caso na área da educação, tratando-se de 1 adulto com atividade profissional num estabelecimento de ensino, no concelho do Funchal. Assinala ainda um caso na área social, designadamente profissional afeto ao ISSM, IP-RAM, com atividade no concelho do Funchal. O plano de contingência da respcetiva instituição está ativo e a investigação epidemiológica está em curso.

A DRS salienta que hoje há mais 22 casos recuperados a reportar, ou seja, a Região passa a contabilizar 715 casos recuperados de COVID-19, e no boletim é referido ainda o óbito confirmado esta tarde, "passando a RAM a contabilizar um total de 3 óbitos associados à COVID-19".

Actualmente, são 260 os casos activos, dos quais 53 são casos importados e 207 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 27 são não-residentes e 233 são residentes na RAM.

Relativamente ao isolamento dos casos activos, o boletim da DRS refere que 14 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 233 em alojamento próprio e 13 pessoas encontram-se hoje internadas, 9 na Unidade Polivalente e 4 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

No total, há 143 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, todas relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 20099 chamadas, mais 237 chamadas nas últimas 24h.  Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1843 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7893 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 115546 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje. No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 189183.

Fechar Menu