5 Sentidos

Agostinho Santos apresenta 'Monstro' no Funchal, o livro que fez com Valter Hugo Mãe

None Ver Galeria

O artista plástico Agostinho Santos vai estar no Funchal para apresentar 'Monstro', seu mais recente livro e para um encontro com o público. O evento acontece na Galeria Anjos Teixeira, a 29 de Outubro, às 19 horas. 

'Monstro' compila textos de Valter Hugo Mãe e de Álvaro Domingues e fotografias de pinturas de Agostinho Santos.

"Neste registo de o 'Monstro', Agostinho Santos insere-se na senda dos “artistas do fantasmagórico”. As suas provocações estéticas dão a monstruosidade que se avizinha do diabólico que nos confronta no dia-a-dia. A sua “fábrica de monstros” está enraizada nas criaturas que povoam os noticiários de cada dia, que nos chegam pela mão de uma CMTV, como o enxame repugnante da criminalidade, dos “serial killers”, nos acontecimentos da multiplicada corrupção e dos humanos corruptos, dos que corrompem e dos que se deixam corromper, dos demónios da guerra ou do tráfico de seres humanos. São essas criaturas fantásticas que alimentam a insaciável “fábrica de monstros” de Agostinho Santos", lê-se no comunicado sobre o livro.

E mais: "O bestiário que Agostinho Santos nos mostra, na verdade, cruamente e cruelmente revela-nos como em tantas das vezes o nosso mundo é marcado pela boçalidade humana, que se impõe como a bestialidade do humano.  Os monstros manifestam o pavoroso que habita o nosso quotidiano, que fustiga as nossas vidas. Monstro é o malévolo, o império da irracionalidade disforme e desconforme, a fúria que nos atormenta, a raiva que retira sentido ao mundo, que gera a desintegração da ordem e da justiça".

O inventário de cores onde a eclosão dos monstros assume expressão figurativa torna-se mais inquietante porque irrompe do real, do concreto da desordem social que conhecemos. Por isso, os monstros em Agostinho Santos são uma crítica à realidade, assumem-se como uma gramática política.

Fechar Menu