Madeira

Barreto conta ter 40 milhões na Linha SI Funcionamento

None

Governante diz que a tutela da economia aprendeu com alguns erros burocráticos: “Só quem não aprende é burro”, disse esta manhã.

O secretário regional da Economia conta ter até final do ano com 10 milhões de euros na Linha SI Funcionamento querendo juntar a essa verba mais 30 milhões em 2021. Uma espécie de ‘kit de sobrevivência” à crise pandémica que garantirá apoio ao funcionamento e despesas relacionadas com contratos e obrigações das empresas, conforme classificou esta manhã durante a visita que efectuou a uma firma do sector automóvel sediada na Ribeira Brava.

Também hoje o governante frisou que abre uma nova fase de candidaturas ao Programa de Apoio às Iniciativas Empresariais das micro e pequenas empresas da Região, o Inicie+. É assim que se chama a medida de apoio financiada pela reutilização de ajuda reembolsável concedida no âmbito do Programa Intervir+.

Mas antes, Rui Barreto admitiu que a tutela aprendeu com alguns erros, sobretudo burocráticos prometendo maior celeridade nos procedimentos, minimizando críticas apontadas pelos empresários: “Só quem não aprende é burro”. No entanto, o governante lembra que existem linhas dentro do quadro jurídico ou legal que não podem ser beliscadas.

“Só quem não aprende é burro” Rui Barreto, secretário regional da Economia

“Bem que gostaria ir mais além do que aquilo que fomos, mas tenho de respeitar de respeitar a legislação e não posso tomar medidas ilegais, mas estamos a tornar os processos mais ágeis, mais simples, no limite do que é possível”, expressou, sublinhando que à data de encerramento da primeira fase de candidaturas à Investe RAM, foram derramados 58 milhões de euros nas empresas da Região.

Nesta visita o governante fez-se acompanhar pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, Duarte Freitas, e pelo presidente da Madeira Parques Empresariais, Gonçalo Pimenta, uma oportunidade para sublinhar que a Investe RAM permitiu manter "26 mil postos de trabalho", em todos os municípios estando disponíveis "42 milhões de euros, ou seja", o valor que não foi utilizado de um fundo tabelado na casa dos 100 milhões de euros.

Fechar Menu