Madeira

Sofia Canha desafia Madeira a investir em 'Cohousing'

Deputada socialista é oradora na 9.ª conferência ‘Pensar o Futuro’ aborda hoje a ‘3.ª Idade ou Golden Age - Modelos e Soluções de Futuro’

None

Parlamentar sugere também a criação de uma Comissão Regional de Protecção da Pessoa Idosa

“A Madeira, através de iniciativa pública ou social, deveria investir em habitação colaborativa, Cohousing, como alternativa habitacional para idosos com autonomia, mas que moram isolados ou em condições pouco dignas”. A sugestão é dada pela deputada do PS, Sofia Canha,  que hoje participa na conferência ‘Pensar o Futuro’, focada na ‘3.ª Idade ou Golden Age - Modelos e Soluções de Futuro’.

A deputada pertencente à Comissão de Saúde e Assuntos Sociais da ALM sugere também a criação de uma Comissão Regional de Protecção da Pessoa Idosa, na Madeira, para agilizar processos de sinalização e intervenção nos casos em que os mais velhos padecem de pouca autonomia, isolamento, pobreza e maus tratos.

Sofia Canha julga que o envelhecimento da pessoa “é uma fatalidade, sem que esse processo seja necessariamente mau”. Contudo, admite que o paradigma familiar mudou e assim se alteraram as práticas e os contextos para um envelhecimento acompanhado, pois se antes, os idosos permaneciam em casa onde estava garantido o seu cuidado por algum descendente, atualmente o caso afigura-se totalmente diferente.

Entende a parlamentar que apesar das múltiplas respostas dadas por instituições públicas, de cariz social e privadas que criaram múltiplas condições para responder ou acolher os que foram obrigados a deixar a sua casa “comportam cada vez mais encargos para as famílias e para o Estado e parecem nunca ser suficientes”.

Daí sublinhar ser importante “repensar os modelos de resposta e adequá-las às reais necessidades das pessoas que delas precisam, aumentando, ao mesmo tempo, a capacidade de resposta, num modelo mais sustentável”.

Conferência começa às 15h

Um dos objectivos da 9.ª Conferência do Ciclo ‘Pensar o futuro’ é debater algumas das políticas que permitem desenvolver ideias mais próximas dos cidadãos idosos, promovendo e incentivando autonomia neste fase da vida, ajudando a descobrir soluções mais contributivas destes na sociedade.

A conferência é transmitida em directo para os canais digitais do DIÁRIO (dnoticias.pt, Youtube e Facebook), assim como para o canal cabo NOS 700 e na TSF.

O debate que começa às 15h e conta ainda a participação de outros oradores e convidados: João Vasconcelos e Sá, engenheiro e director da Dilectus; Eduardo Lemos, director da Casa de Saúde São João de Deus; Clara Araújo, médica; Luís Filipe Fernandes, psiquiatra; entre outros.

O evento organizado pelo DIÁRIO, com o apoio da NOS Madeira, Socicorreia e Santander Totta. 

O que é 'Cohousing'?

Cohousing é definida como sendo “habitação colaborativa sénior”, uma “espécie de república”, mas com regras e serviços de apoio partilhados. Assume-se como alternativa aos lares de idosos e à fatalidade de os mais velhos ficarem a viver sozinhos quando não têm retaguarda familiar e não lhes resta outra hipótese.  Surge como uma solução para os séniores mais activos embora os exemplos de habitação partilhada não abundem.

Segundo o 'Público' em Portugal são poucas as iniciativas conhecidas de cohousing, mas há uma em Águeda, já com meia dúzia de anos, fundada por uma instituição particular de solidariedade social, "Os pioneiros", que, em 2012, criou em uma “aldeia sénior”, há um ano com 18 idosos, que vivem num aglomerado de pequenas casas, com o apoio de profissionais.

Fechar Menu