Madeira

"A saúde dos madeirenses não é só covid", diz Nuno Morna

None

A Iniciativa Liberal quer saber quantas consultas, exames  e cirurgias foram adiados nesta altura de pandemia. 

Alguém sabe quantas consultas foram adiadas devido à covid? Quanto exames? Quantas cirurgias foram adiadas? Quais as medidas para recuperar estes adiamentos que só vieram aumentar o que já estava muito mau? Nuno Morna 

De acordo com o porta-voz da Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal da Madeira, "a saúde dos madeirenses não é só covid".

Em Março, e durante alguns meses, foi decidido suspender uma série de actividades programadas para que todos os recursos e esforços se concentrassem no combate à pandemia. Alertámos em Abril para a urgência de conseguir tratar todos os doentes, covid-19 ou não, que necessitem hospitalização, com segurança, sem ter de recorrer aos esquemas implementados devido à crise. Até porque os índices de infecção na Madeira estavam, felizmente, baixos e a curva mais do que controlada
Sabemos, segundo a publicação do INE ['A mortalidade em Portugal no contexto da pandemia covid-19'] que, até agora, morreram mais 63 pessoas do que a média de óbitos observada no período homólogo de 2015-2019, entre 2 de Março e 4 de Outubro. Felizmente ainda não tivemos nenhum óbito com covid ou por covid. Temos a noção de que será muito difícil ponderar quantas destas mortes poderão ter ocorrido devido à suspensão de actividades de consulta, exames e cirurgias. Quantos diagnósticos se encontram suspensos por causa desta “espécie de moratória” à saúde.

Nuno Morna diz que os números das listas de espera não devem ser “segredo de estado”, pois são "são essenciais".

Na sua óptica, "será também de bom-tom, e prova de vivência democrática sadia, saber o que já está a ser feito para travar o aumento e recuperar estes números, pois com a saúde das pessoas não se brinca".

Fechar Menu