Coronavírus Mundo

Venezuela prepara reactivação do comércio e turismo a partir de Dezembro

None
Foto EPA

A Venezuela vai iniciar um processo para impulsionar o comércio local que prevê reativar, a partir de dezembro, a atividade turística, aplicando um protocolo de biossegurança especial devido à pandemia de covid-19, anunciou o Presidente Nicolas Maduro.

O anúncio foi feito através da televisão estatal venezuelana um dia depois de a Associação Venezuelana de Agências de Viagens e Turismo (Avavit) alertar que o setor estava em "falência iminente" e que poderia fechar definitivamente as operações.

"Estamos a planear impulsionar o comércio nacional, com força, nas últimas 10 semanas de 2020, sob uma nova normalidade (...) Reabrir as áreas turísticas a partir de 01 de dezembro por meio de um protocolo de biossegurança", explicou.

Segundo Nicolás Maduro o executivo pondera ainda atribuir "microcréditos para novas, pequenas e médias empresas" porque "existem muitas empresas que fecharam" as portas "e precisam de capital para reiniciar suas atividades".

Maduro, precisou que o 'combo hallaquero' (gastronomia local de Natal) e o pernil de porco "devem ser garantidos a preços justos" e através dos Comités Locais de Abastecimento e Produção.

Por outro lado, precisou que a Venezuela continuará a manter o programa local "7+7" de prevenção do novo coronavírus, que incluiu sete dias de flexibilização, seguidos por sete dias de "quarentena radical".

"Mas estamos a avaliar, para que todo o setor comercial possa ter a sua época de dezembro (porque) conseguimos nivelar a curva de contágios. Estamos a analisar um plano especial para novembro e dezembro, pensando na família, numa flexibilização geral monitorada (da quarentena)", disse.

Nicolás Maduro explicou ainda que "a última semana de outubro será de quarentena radical" e pediu à população para "aguardar pelos anúncios", sublinhando que este ano os venezuelanos devem produzir todo o pernil de porco que vão consumir durante o Natal.

O pernil de porco está para os venezuelanos como o bacalhau ou o peru estão para os portugueses durante a época natalícia.

Na Venezuela estão confirmados 85.005 casos de pacientes com a covid-19. Estão ainda confirmadas 714 mortes associadas ao novo coronavírus e 76.886 pessoas recuperaram da doença.

A Venezuela está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia.

Os voos nacionais e internacionais foram restringidos (desde 12 de março) até 12 de novembro e a população está impedida de circular entre os diferentes municípios do país.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.128 pessoas dos 93.294 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Fechar Menu