Coronavírus Madeira

Sara Cerdas quer verbas desbloqueadas para assegurar a recuperação do turismo

No âmbito da Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo, eurodeputada debate esta manhã a situação do turismo na Europa após a crise da Covid-19

None

Para mitigar as consequências da pandemia no setor do turismo, Sara Cerdas defende que “é preciso dar respostas imediatas e urgentes aos empresários e trabalhadores do setor. É preciso desbloquear verbas, apostar na simplificação no recurso aos instrumentos financeiros, mas também pensar a longo prazo e criar um mecanismo específico para o setor do turismo, com dotações próprias que seja capaz de dar resposta a esta e a futuras crises”.  

Por outro lado, considera indispensável “fazer investimentos estratégicos que garantam a reconversão do setor, apostando na sustentabilidade e na digitalização, e assim contribuir para os objetivos definidos pelo Pacto Ecológico Europeu, sempre salvaguardando os postos de trabalho”.

A eurodeputada usa a Madeira como referência para explicar as consequências da pandemia COVID-19, que resultou num impacto abrupto na sua economia. “Na minha região, por exemplo, assistimos a uma queda acentuada do fluxo de passageiros, que se traduziu no fechar de portas de pequenas e médias empresas, em despedimentos de massa, agudizando assim a situação de desemprego, que já era bastante elevado, dado os constrangimentos característicos de uma Região Ultraperiférica”, refere Sara Cerdas. 

Para compreender as principais dificuldades sentidas pelas organizações representadas no debate, Sara Cerdas quer abordar “quais as estratégias e abordagens que consideram eficazes para a recuperação do turismo nas regiões ultraperiféricas”, e “como podemos apoiar as empresas na reconversão ambiental do setor e ao mesmo tempo garantir que os postos de trabalho são mantidos”. 

O debate é organizado pelo grupo de trabalho “Tourism Task Force” e pretende juntar a sociedade civil, instituições do turismo, organizações governamentais e não governamentais para debater estratégias para o futuro deste setor. 

Na reunião, esteve presente Alessandra Priante, Diretora do Departamento Regional da Europa, da Organização Mundial do Turismo (OMT), Eduardo Santander, CEO da European Travel Commission (ETC), Lola Uña Cardenas, Vice-Presidente dos Assuntos Governamentais do World Travel and Tourism Council (WTTC), Cristina Núñez Cuesta, Coordenadora da Rede Europeia de Regiões para um Turismo Competitivo e Sustentável (NECSTouR) e Juan Marin, Vice-presidente do Governo Regional da Andaluzia e Membro da NECSTouR.

Fechar Menu