Madeira

Conheça o programa da cerimónia do feriado de 10 de Junho

None

O Representante da República para a Madeira, Ireneu Cabral Barreto, promove e preside amanhã, 10 de Junho, ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas’, às cerimónias civis de homenagem às comunidades portuguesas e de agraciamento de personalidades madeirenses.

As ordens honoríficas portuguesas visam galardoar personalidades e instituições que se hajam notabilizado, nomeadamente, por méritos pessoais, como também por acções reveladoras de desinteresse e abgnegação em favor da comunidade.

Sob proposta do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Presidente da República, na qualidade de Grão-Mestre de todas as Ordens Honoríficas Portuguesas, por forma a distinguir actos de serviço meritótio prestados em favor da comunidade da Região Autónoma da Madeira, decidiu conceder as distinções honoríficas a D. António José Cavaco Carrilho, com o grau de Grande-oficial da Ordem do Infante D.Henrique; Maria do Carmo Melvill Araújo, com o título de Oficial da Ordem do Mérito; Associação Recreio Musical União Mocidade, com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito e a Orquestra Clássica da Madeira, com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito.

A ordem do Infante D.Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, bem como serviços na expansão da cultura portuguesa ou em prol do conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores.

A Ordem do Mérito destina-se a galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privados, que revelem abnegação em favor da colectividade.

Eis o programa:

Palácio de São Lourenço - Avenida Zarco

10H45 - Hastear da Bandeira Nacional

Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses ‘Monumento ao Emigrante Madeirense’

11 horas - Cerimónia de colocação de flores junto ao ‘Monumento ao Emigrante Madeirense’ por parte das Entidades presentes

Pátio Central do Palácio de São Lourenço

11H15 - Actuação da Banda Militar da Madeira Direcção: Sargento-Chefe Paulo Pleno

Atribuição de distinções honoríficas concedidas pelo Presidente da República

Salão Nobre do Palácio de São Lourenço

11h30 - Início da cerimónia

Coro de Câmara da Madeira – Direcção: Maestrina Zélia Gomes

Banda Militar da Madeira

Hino Nacional

Hino da Região

Abertura da cerimónia

Alocução pelo Representante da República para a RAM

Leitura do texto premiado no concurso literário ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas’ pelo seu autor, Pedro Afonso Gonçalves Quintal.

Intervenção alusiva à efeméride, protagonizada por Afonso Moniz e Cristina Ponte, intérpretes do Curso Profissional de Teatro, do Conservatório - Escola das Artes da Madeira - Engº. Luíz Peter Clode - S.R.E.

Entrega das Condecorações

Encerramento da cerimónia

Coro de Câmara da Madeira / Banda Militar da Madeira:

Hino da Região

Hino Nacional

Apresentação de cumprimentos aos agraciados

Madeira de Honra